Browsing by Author "Machado, Francisca de Assis Pessanha Madureira Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Música para todos: o valor de um sorrisoPublication . Machado, Francisca de Assis Pessanha Madureira Pinto; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daO presente trabalho é referente ao Relatório de Estágio integrado no Mestrado em Ensino da Música. É um trabalho prático-reflexivo que se encontra dividido em três capítulos. No terceiro capítulo está descrito o Projeto de Intervenção sobre o II Encontro Regional da Orquestra Geração, que decorreu na cidade de Coimbra, nos dias 19 e 20 de março de 2016, e, cujo principal desígnio foi a promoção da alquimia social e do intercâmbio cultural através da Música. A Orquestra Geração, projeto implementado em Portugal no ano de 2007, e inspirado na metodologia do El Sistema, tem como objetivo central, o envolvimento educativo de crianças e jovens oriundos de contextos sociais carenciados, nos quais possam ocorrer situações de marginalidade e fragilidade do tecido familiar. Visa a integração social, através da prática intensiva de orquestra. A Orquestra Geração tem assumido, em Portugal, um papel marcante na aproximação e motivação das famílias dos alunos, no sentido da sua integração progressiva nas atividades desenvolvidas pela orquestra, contribuindo, desta forma para o alargamento do seu espectro de ação, responsabilizando todo o agregado familiar na obtenção dos resultados esperados. Delineada a problemática, foi elaborado um estudo que pretende focar-se , especificamente, na importância que os estágios de orquestra assumem na valorização da autoestima das crianças e jovens, através da realização musical. Para tal fim, foram administrados questionários, enquanto técnicas de inquérito, aos intervenientes no II Encontro Regional (alunos, professores e encarregados de educação). Recolhidos os resultados, foram aferidos dados quantitativos, sendo estes, posteriormente, analisados e interpretados, do ponto de vista do seu conteúdo qualitativo. As conclusões apontam para a confirmação dos efeitos positivos do Projeto de Intervenção implementado, e do reforço da autoestima, sobretudo, ao nível dos alunos envolvidos.