Browsing by Author "Lopes, Pedro Miguel Reis da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Do passado, para o presente e futuroPublication . Lopes, Pedro Miguel Reis da Silva; Silva, Sara AboimO presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no 2.° ano do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° CEB. Este documento pretende constituir uma base efetiva de exposição do trabalho desenvolvido pelo mestrando ao longo da unidade curricular em questão e consequente reflexão sobre o mesmo, potenciando-se assim uma melhoria futura das práticas pedagógicas. Ao longo deste relatório encontram-se assim, entre outros, alguns pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes à ação do mestrando e apresentam uma elevada relevância na formação de docentes, seguidos das caracterizações dos contextos educativos, nos quais o mestrando implementou as suas regências. Seguidamente, é realizada uma exposição de uma seleção de algumas destas regências, com uma consequente reflexão sobre as mesmas. Potenciando a crença na investigação em educação, é apresentada a conceptualização, implementação e posterior apresentação e análise de dados e conclusões de um projeto de investigação desenvolvido pelo mestrando, no qual se pretendeu trabalhar junto de uma turma do 1.° CEB o tema da alimentação saudável. Para tal, utilizou-se a educação Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics (STEAM), de modo a compreender como esta última pode potenciar as aprendizagens do tema em questão e consequente manifestação das mesmas em hábitos alimentares mais saudáveis. Em geral, o mestrando conseguiu interagir com contextos diversificados, lecionou aulas com recurso a diversos materiais e, novamente, refletiu sobre todo o trabalho desenvolvido. Subjacente a tudo isto, ocorreu uma identificação de alguns dos seus pontos fortes e, acima de tudo, pontos que deverá continuar a melhorar, numa perspetiva de evolução contante.