Browsing by Author "Lobo, Carolina Freire Madahil Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatorio de estágio de Carolina Freire Madahil Costa LoboPublication . Lobo, Carolina Freire Madahil Costa; Graça, Vânia Gabriela Dias; Pinto, Joana da SilvaEste relatório incide sobre o processo formativo realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), inserido no segundo ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O documento reflete todo o processo formativo realizado, baseado na integração de conhecimentos teóricos, legais e práticos que foram essenciais para a construção da identidade profissional de um docente com dupla habilitação. Ao longo do relatório, destaca-se a atitude reflexiva da mestranda, com a Metodologia de Investigação-Ação {1-A) que desempenhou um papel central na orientação de todo o processo de investigação, observação, planeamento, intervenção e reflexão. Durante a PES foram privilegiadas práticas educativas de orientação socioconstrutivista, visando a criação de um ambiente promotor de aprendizagens significativas. Este percurso formativo permitiu a construção da identidade profissional docente através da reflexão sobre a prática, na prática e para a prática. Por último, sublinha-se a importância do trabalho colaborativo entre a dupla de estagiárias, as supervisoras e orientadoras institucionais, os docentes cooperantes, as auxiliares, as famílias e as crianças. Este trabalho colaborativo foi fundamental para que o percurso formativo da mestranda se revestisse numa análise conjunta e mais enriquecedora. Neste contexto, conforme demonstrado ao longo do documento, foram desenvolvidas práticas educativas contextualizadas e inovadoras, que impulsionaram o desenvolvimento pessoal e profissional, proporcionando-lhe as competências necessárias para garantir uma continuidade educativa, bem como a construção da sua identidade docente de perfil duplo.