Browsing by Author "Lage, Isabel Sousa"
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- Contaram-me e esqueci. Vi e entendi. Fiz e aprendiPublication . Lage, Isabel Sousa; Silva, Sara Aboim daO Relatório de Estágio que aqui se apresenta foi produzido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, além de possibilitar a habilitação para a docência nas áreas curriculares dos ciclos supracitados, pretende exibir a ação e reflexão realizadas, pela mestranda, na prática educativa, no que concerne, o 2.º ano de Mestrado, e igualmente, demonstrar os pressupostos teóricos e legais que sustentaram essa prática. No decorrer da ação pedagógica, a investigação-ação revelou-se basilar para o trabalho desenvolvido pela mestranda, e neste sentido, foram percorridos quatro momentos implícitos a esta metodologia: observação, planificação, ação e reflexão. Destaca-se, por um lado, o período de supervisão e, por outro a colaboração efetiva entre todos os participantes neste processo, como os professores cooperantes das instituições de ensino que acolheu a mestranda, os docentes supervisores da Escola Superior de Educação do Porto e o par pedagógico, que juntos contribuíram para a evolução individual e profissional da mestranda. Os períodos de reflexão recorrentes permitiram, à futura docente, adquirir conhecimentos diferentes que auxiliaram e completaram a sua ação pedagógica, no que respeita a implementação das várias regências, organização e colaboração em projetos educativos e, por último, mas não menos importante, a concretização do projeto de investigação, realizado num contexto educativo e que diz respeito à Propriedade de isolamento sonoro de diversos materiais. Neste sentido, o plano de estudos do Mestrado frequentado só faz sentido se a PES estiver, a ele agregada. Por muito suporte teórico que se possa adquirir, é inegável que as intervenções no contexto educativo se revelam fulcrais para um crescimento pessoal e profissional, sólido. Assim a mestranda acredita que, Contaram-me e esqueci. Vi e entendi. Fiz e aprendi.