Browsing by Author "Holstein, Manuel Bernardo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Jogar para a comunicação adequar: o contributo da gamificação na promoção de cortesia em contextos onlinePublication . Holstein, Manuel Bernardo; Querido, JoanaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto elemento de avaliação e requisito formal para a aceitação da prova pública e aquisição do grau de Mestre. Este documento inclui, numa primeira instância, uma fundamentação científica, curricular e pedagógica da profissionalidade docente, assim como considerações pessoais a este propósito. Após a descrição dos contextos educativos de intervenção, contempla uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, destacando recortes representativos das práticas desenvolvidas nos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como desafios e aprendizagens realizadas durante o período de estágio. Por fim, é apresentada a componente investigativa desenvolvida numa turma do 5.º ano do 2.º CEB. Esta surgiu a partir da observação do contexto e da análise das fragilidades nas interações reais e virtuais entre os alunos. Partindo dos interesses da turma e dos benefícios da gamificação enquanto metodologia ativa, este projeto teve como objetivo refletir sobre o impacto da gamificação na mobilização de estratégias de cortesia. Nesta exposição, são fundamentadas as escolhas realizadas, apresentado o trabalho desenvolvido e analisados os resultados obtidos numa perspetiva crítica.