Browsing by Author "Guerra, Maria João de Oliveira"
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- Definição da estratégia digital sustentada no desenvolvimento de objetos multimédia para promoção de soluções tecnológicas da IOTech: do desenho à implementaçãoPublication . Guerra, Maria João de Oliveira; Silva, FirminoSendo hoje consensual afirmar que a Comunicação digital ganhou uma enorme proeminência no quotidiano da vida das pessoas e no desenvolvimento das organizações ou empresas, está claro que o investimento na multimédia para a produção de conteúdos inovadores e originais como um meio de promoção, divulgação e publicidade de uma empresa tornou-se crucial. A aposta na criação de conteúdos multimédia para as plataformas de redes sociais, a existência de um website e a divulgação de conteúdos em formato digital são cada vez mais um critério essencial para dar a conhecer a missão, os objetivos e os produtos e/ou serviços que uma empresa pretende demonstrar aos seus atuais ou potenciais clientes. Neste sentido, a definição de uma estratégia de marketing digital é uma peça central para dar visibilidade à empresa e fortalecer a relação com o seu público-alvo. Este trabalho tem como principal propósito definir a estratégia de marketing digital da IOTech – entidade de acolhimento do estágio – e produzir conteúdos multimédia que sustentem essa estratégia. Para o efeito, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados, o inquérito por questionário dirigido às empresas, do mesmo setor de atividade da IOTech - “Outras atividades relacionadas com as tecnologias da informação e informática”, com o objetivo de compreender e identificar os métodos, os procedimentos e as ferramentas que utilizam para promover os seus produtos e/ou serviços. E a entrevista semiestruturada realizada com o CEO da IOTech pretendeu conhecer e analisar a perceção da empresa sobre a definição da estratégia no contexto digital. Os resultados ao inquérito por questionário, demonstram que a maioria das empresas inquiridas têm elaborada uma estratégia de marketing digital e na maior parte das vezes, os conteúdos publicados são diversificados e adaptados a cada plataforma e ao público-alvo. Através da entrevista realizada ao CEO da IOTech, identificámos que os objetivos pretendidos, para o contexto digital, são: reforçar, divulgar e disseminar a marca. Este trabalho permite reforçar a ideia de que complementar as análises do mercado com o ponto de vista do marketing e com a produção de conteúdos através de tecnologias multimédia apresenta benefícios para o sucesso de uma empresa.
