Browsing by Author "Gomes, Juliana Catarina Coelho"
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- Melhoria dos Processos de Gestão do Armazém Spare Parts & Materiais IndiretosPublication . Gomes, Juliana Catarina Coelho; Rodrigues, José Alberto Madureira SalgadoCom a crescente competitividade entre as organizações, as empresas tendem a procurar a melhoria contínua nos processos e procedimentos em todas as áreas da sua organização. A importância dada à gestão da cadeia de abastecimento tem tido maior relevância nos últimos anos, pois as empresas necessitam de ser dinâmicas, flexíveis e possuírem uma resposta rápida, destacando-se desta forma alguns problemas manifestados na gestão dos processos da cadeia de abastecimento, nomeadamente nos processos de gestão de armazém e problemas relacionadas com o fluxo de informação e materiais. A presente dissertação realizada no contexto de um estágio curricular na IKEA Industry Paços de Ferreira, tem como principal objetivo a normalização e melhoria dos processos do armazém de Spare Parts & Materiais Indiretos. Desta forma, foram selecionados a melhoria dos processos de receção, arrumação e expedição que necessitavam de ser otimizadas e normalizadas, com a intenção de eliminar os desperdícios, ineficiências e erros na execução dos mesmos. Para tal foi necessário uma análise pormenorizada das atividades e processos realizados por cada um dos colaboradores, para identificar problemas e estudar as oportunidades de melhoria. Após a identificação de cada um dos problemas foram estudadas e delineadas propostas de melhoria que recorreram a ferramentas Lean, definindo novas áreas de trabalho, processos eficientes, normalizados, fluídos e transparentes. Para auxiliar os processos de armazenagem, foi adaptado um sistema de informação utilizado no armazém de matéria prima, mais concretamente um Warehouse Management Systems (WMS), adaptado às necessidades do armazém de Spare Parts & Materiais Indiretos. Este sistema tem como objetivo controlar a movimentação e a armazenagem de material dentro do armazém e processar as transações associadas a este, incluindo a receção, a arrumação e a expedição. Foi ainda elaborado e implementado um modelo de abastecimento colaborativo para resolver problemas relacionados com o aproveitamento de espaço no armazém, o manuseamento dos materiais de grandes dimensões, a redução de stock e os custos associados desse stock. Neste contexto foram normalizados todos os processos com a criação de normas de trabalho, para melhorar a gestão e controlo das operações, bem como a formação aos colaboradores. O balanço final do trabalho foi bastante positivo, pois permitiu reduzir alguns desperdícios, a normalização dos processos de armazenagem, a organização das áreas de trabalho e contribuiu para melhorar os fluxos de informação e de material, resultando essas melhorias numa avaliação positiva de todos os colaboradores.
