Browsing by Author "Girardi, Samara Daiane da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A percepção dos docentes sobre o ensino da contabilidade à distância: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalPublication . Girardi, Samara Daiane da Silva; Bastos, Susana Adelina Moreira CarvalhoA pandemia do novo coronavírus em 2020 forçou, entre outros, empresas e universidades a migrarem seus métodos de trabalho e ensino para o formato remoto. Em virtude disso, foi necessário que os docentes e os alunos se adaptassem a uma nova rotina para execução de suas tarefas, antes presenciais. Saber utilizar as tecnologias em prol de um ensino mais eficiente e eficaz foi um dos maiores desafios que os docentes enfrentaram durante esse período de suspensão de aulas presenciais. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo avaliar de que forma os docentes do curso de contabilidade da UTFPR do Brasil e do ISCAP de Portugal, percebem o uso de tecnologias da informação no processo de ensino à distância (EaD), durante o período da pandemia do novo coronavírus e, no futuro. Para atender a esse objetivo, foram analisados os perfis dos docentes pesquisados, suas percepções quanto ao uso das tecnologias e convergências e divergências entre os dois países. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura para identificar e compreender conceitos, levantar aspectos relevantes sobre o tema, e o que têm sido dito a respeito do ensino durante o período de isolamento por conta da pandemia. Os resultados apresentaram várias convergências entre os dois países, principalmente no que diz respeito a falta de treinamento ou capacitação para o uso das ferramentas, bem como o desafio de manter os alunos motivados e participativos durante as aulas. Também foi possível notar que os docentes apresentaram divergências quanto a satisfação em relação à participação dos estudantes nas atividades de ensino à distância. Dessa forma, é possível afirmar que o estudo evidenciou a importância dos recursos tecnológicos para o ensino remoto, bem como a dificuldade ainda existente no manejo dessas ferramentas, e algumas limitações de interação existente nas relações não presenciais. Como estudo futuro sugere-se a investigação com um número maior de respondentes de outras instituições de ensino, além da aplicação de questionários em um número maior de países a fim de obter-se resultados mais precisos. Seguindo a mesma linha de pesquisa, sugere-se também a aplicação de um estudo direcionado aos alunos, a fim de obter as suas percepções quanto ao EaD face ao ensino tradicional.
