Browsing by Author "GOMES, JOANA"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Do impresso ao digital – desafios da hiperleituraPublication . GOMES, JOANAO presente artigo parte de uma reflexão sobre as mudanças introduzidas pela era digital na relação do leitor com o texto para refletir sobre algumas implicações/modificações associadas à leitura de um produto digital em particular, o livro eletrónico. Tendo por base o método comparativo e a categorização proposta por Len Unsworth (2006) para os livros digitais infantis, serão analisados alguns exemplares de ebooks nacionais na tentativa de apurar implicações significativas no ato de ler, intrinsecamente relacionadas com a natureza do seu suporte.
- Ferramentas persuasivas de captology em banners de páginas web de bibliotecasPublication . GOMES, JOANAOs sucessivos avanços da Computação em resposta aos constantes desafios colocados pela Era Digital conduziram ao surgimento de uma nova conceção da relação entre a tecnologia e o seu utilizador, da qual emergiu o conceito Captology (J. Fogg, 2003). Este termo resulta da redução da expressão Computer as Persuasive Technologies que pressupõe a existência de uma retórica de tipo tecnológico, no âmbito da qual se estuda e equaciona a interação humano-computador (IHC), numa lógica de persuadido-persuasor. Sendo um dos domínios de atuação da Captology a Educação e os banners produtos tecnológicos com forte componente retórica, é nosso intuito verificar se estes anúncios gráficos mantêm traços persuasivos, numa vertente distinta da comercial. Para testar essa hipótese, apresentaremos os resultados de um estudo que envolveu a análise de banners de páginas web de bibliotecas universitárias e bibliotecas públicas nacionais.