Browsing by Author "Formoso, Ricardo Costa"
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- Introdução à linguagem de jazz para trompete: princípios e metodologias no ensino do instrumentoPublication . Formoso, Ricardo Costa; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Tapadinhas, Daniel; Santos, AndreiaA influência dos primeiros cantores de Blues na linguagem instrumental manifestou-se com a proliferação de efeitos e recursos puramente expressivos. A partir da segunda década do século XX, a figura do trompetista Louis Armstrong, estabelece as bases de uma linguagem caracterizada pelo desenvolvimento da criatividade através da dimensão individual do intérprete. Tradicionalmente, a aprendizagem de repertório jazzístico consiste na audição e imitação das grandes referências que, como Armstrong, contribuíram para o enriquecimento de uma linguagem ritmicamente complexa e harmonicamente muito sofisticada. Neste contexto, a transcrição representa uma das ferramentas mais completas, sintetizando a essência da tradição aural deste género musical. No entanto, sem pretender desvalorizar o papel do processo de audição-reprodução, o presente trabalho centra-se na verificação da relevância da abordagem de parâmetros interpretativos no desenvolvimento da linguagem jazzística. Assim, o Projeto de Intervenção alicerça-se na elaboração de um método de aproximação aos parâmetros estéticos e interpretativos do Jazz, com o objetivo de compreender o seu impacto no âmbito do ensino artístico especializado.
- OrigensPublication . Formoso, Ricardo CostaContextualização: A idealização deste projeto surge da vontade de registrar por primeira vez as minhas composições após experienciar o trabalho como sideman em diversas formações e com músicos relevantes do cenário jazzístico nacional e internacional. Até a data de gravação do álbum Origens em setembro de 2017 no Teatro Helena Sá e Costa (THSC) da ESMAE, tive a oportunidade de participar em projetos que de alguma forma influenciaram o meu imaginário musical. Neste sentido, gostaria de salientar a colaboração com músicos como Jorge Rossy, Mike Fletcher, Demian Cabaud, Mário Santos e João Mortágua; a participação desde a sua constituição em 2010 no Coreto Porta Jazz e especialmente nas gravações dos discos Mergulho (2014) e Sem chão (2015); também a colaboração regular com a Orquestra Jazz de Matosinhos que me brindou a oportunidade de partilhar palco com artistas convidados como Kurt Rosenwinkel, Mark Turner, Chris Cheek, Fred Hersch, Peter Evans, Kiko Freitas, João Barradas, João Paulo Esteves da Silva, entre outros. Para mim Origens reúne todas as experiências musicais adquiridas até a sua concretização e também aquelas mais pessoais, num trabalho que pretende ser autobiográfico e descritivo desta primeira etapa em Portugal.