Browsing by Author "Fontes, Mariana Diogo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da implementação de um novo sistema de gestão de compras no Hotel Intercontinental Porto-Palácio das CardosasPublication . Fontes, Mariana Diogo; Melo, António; Fernandes, JoelEste trabalho tem como tema a “O impacto da implementação do novo sistema de Gestão de Compras no Hotel Intercontinental Porto- Palácio das Cardosas” que surge com a necessidade do hotel de modificar o sistema antigo para um que seja mais prático, rápido e operacional, através de um sistema onde é possível gerir as compras, o inventário e realizar encomendas de todo o hotel, diminuindo a taxa de erro. O sistema de Compras, apesar de fazer parte do departamento financeiro do Hotel, é um serviço de enorme importância para todos as áreas do hotel e fulcral para o seu bom funcionamento. Objetivos: O tema da proposta de estágio tem como objetivo, em primeiro lugar, conhecer o departamento financeiro, em particular a articulação com o sistema de compras, e a sua ligação com as outras áreas do hotel. Em segundo lugar, conhecer como funciona o processo de compras nos diferentes departamentos, percebendo assim como se articula o processo interno da gestão de stock, desde o processo da encomenda, da receção das mercadorias, da conferência das faturas e do pagamento das mesmas. Em terceiro lugar, conhecer o novo sistema de compras a implementar e as principais mudanças significativas deste novo sistema. O último objetivo, é analisar o sistema de controlo que um novo sistema de gestão de compras implica. Metodologia: Durante o período de estágio a nossa investigação será conduzida através de uma abordagem qualitativa, uma vez que faremos entrevistas aos principais responsáveis pela implementação do novo sistema de Gestão de Compras, bem como utilizaremos a metodologia observação-participação na referida implementação, de forma que o nosso trabalho diário possa ajudar a cumprir os objetivos enumerados. Logo, teremos uma componente associativa entre todo o conhecimento teórico na área financeira e hoteleira lecionada e desenvolvida ao longo da formação académica com a componente prática a desenvolver no estágio. Assim, aplicaremos a metodologia observação-participação que constitui a abordagem principal de adaptação, integração e desenvolvimento pessoal. A implementação de um novo sistema de compras será uma boa oportunidade de aprimorar processos, aumentar a eficiência e fortalecer a colaboração entre diferentes áreas do hotel.
