Browsing by Author "Ferreira, Juliana"
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- A autonomia e flexibilidade curricular: perspetivas dos docentes do 2.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Juliana; Duarte, PedroO conceito de currículo tem sido amplamente estudado, reconhecendo-se a dificuldade em evidenciar uma definição de consenso amplo. Os estudos curriculares, iniciados no século passado, com Bobbitt (1918) como um dos seus autores pioneiros, vinculam o currículo à predefinição dos conteúdos e, por vezes, dos métodos a desenvolver em contexto escolar, numa lógica que Pinar (2004) tem denominado de ‘currículo à prova de professor(es)’. Porém, após a década de 1970, com autores como Senhouse (1979), Huebner (1967) e Schwab (1969), os estudos curriculares evidenciaram maior preocupação com a sua dimensão prática o que, por inerência, possibilita a reflexão e discussão sobre conceitos como autonomia, flexibilização ou, recorrendo à proposta de Leite, territorialização curricular. Tendo em consideração o apresentado, o presente estudo tem como objetivo compreender de que modo os docentes definem e autonomia e flexibilidade curricular (considerando as indicações normativas explicitadas no Decreto-Lei 55/2018), e de que forma perspetivam esses conceitos, considerando a sua relação com o quotidiano escolar e com a prática educativa. Para tal, foram recolhidos dados, através de um inquérito por questionário — disponibilizado online e respondido, voluntariamente, por 40 docentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico, das diferentes áreas disciplinares — que indicia que os professores, deste nível de ensino conceptualizam os conceitos de modo indiferenciado, reconhecendo a sua importância nas realidades escolares, mas considerando não existirem as condições administrativas e materiais necessárias para o desenvolver.
- Children´s exposure to indoor air: The case of the Childminders homesPublication . Ferreira, Juliana; Santos, Joana; Rodrigues, Matilde; Neves, Paula; Vieira Da Silva, ManuelaPoster apresentado no International Congress on Environmental Health 2012 – ICEH 2012
- Impacto da pandemia na formação superior em Segurança e Saúde no TrabalhoPublication . Dores, Artemisa Rocha; Santos, Joana; Rodriguez, Susana; Sousa, Filipa; Ferreira, Juliana; Silva, Inês; Rodrigues, MatildeA pandemia de COVID-19 arrastou a Humanidade para uma espiral de perdas e alterações do estilo de vida, mas obrigou também à criatividade, à superação, a diminuir a resistência à mudança e a acelerar a aprendizagem. A unidade curricular (UC) de “Educação e Gestão da Formação” integra o plano curricular do Mestrado em Higiene e Segurança nas Organizações, da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Esta UC conta com a participação das Áreas Técnico-científicas das Ciências Sociais e Humanas e da Saúde Ambiental. Reconhecendo o papel indissociável entre saúde, educação e segurança, visa a formação de profissionais na área da Segurança e Saúde no Trabalho, preparados para a promoção da saúde, a prevenção de doenças profissionais e de acidentes de trabalho. Espera-se que sejam capazes de desenvolver projetos de intervenção comunitária, demonstrando competências de desenho, implementação e avaliação de projetos de Educação, Segurança e Saúde. Na conceção destes projetos devem considerar as necessidades identificadas pelo futuro público-alvo, numa lógica de intervenção participada, a etapa desenvolvimental, o contexto e o envolvimento de outros agentes comunitários; demonstrar o domínio de um quadro conceptual teórico da intervenção; e de princípios de comunicação. Esperase a implementação de métodos, técnicas e recursos didáticos inovadores, que potenciem a motivação dos participantes. A avaliação da UC tem três elementos: (1) relatório do projeto; (2) implementação em contexto real de uma das ações do projeto; e (3) participação nos exercícios de aula. Enquanto os professores aceleravam a incorporação de novas metodologias e tecnologias, também os estudantes reproduziam esse esforço no nos seus trabalhos, que aqui serão apresentados. A análise dos resultados finais revela uma experiência positiva, que importa refletir de forma critica, entre todos os intervenientes e com os pares, de modo a incorporar as lições aprendidas e a melhorar a prática.