Browsing by Author "Ferreira, Joana Conceição Oliveira"
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- O papel das KIBS na inovação e internacionalização de empresasPublication . Ferreira, Joana Conceição Oliveira; Braga, Alexandra Maria da Silva; Sousa, Jorge Cerdeira eAs KIBS (Knowledge-Intensive Business Services) formam uma indústria estratégica devido à crescente concorrência global. A competitividade depende principalmente da capacidade de aprender e inovar, para que as empresas desenvolvam vantagens competitivas únicas. As KIBS funcionam como transmissores de conhecimento, contribuindo de diferentes formas para o processo de inovação das empresas com quem se relacionam: como facilitadores, transportadores e/ou fontes de inovação. A literatura sublinha mesmo o seu papel de co-produtoras de inovação. Este tópico representa uma grande tendência que impacta as economias industrializadas. Neste sentido, esta investigação tem como objetivo analisar o papel das KIBS nos processos de inovação e internacionalização nas empresas. Este trabalho científico é composto por dois estudos. No primeiro estudo pretende-se explorar a literatura científica existente sobre a área das KIBS e internacionalização, procurando aferir como é que este campo de investigação está organizado em termos de publicações, autores e fontes. Utilizando a base de dados de publicações Web of Science (WoS), definiu-se o período de análise entre 1993 e 2021, resultando numa amostra de 579 artigos. Através da análise destes artigos, clarificou-se o conceito de KIBS, reconheceu-se o progresso alcançado no campo da investigação, mediu-se a produtividade em artigos, respetivos autores-chave e revistas científicas, e apresentou-se mapas bibliométricos de citações, co-citações e temas de pesquisa para identificar os tópicos e dimensões que estão relacionados com as KIBS. Desta análise surgiram três clusters resultantes da análise de co-citações: Capacidade de absorção e coprodução com o cliente, o papel das KIBS na inovação e tipos e modos de inovação dos serviços.Realizou-se também uma análise lexical das palavras-chave mais frequentemente referidas nos artigos incluídos na amostra. O segundo estudo é constituído por uma análise quantitativa, aplicando questionários a empresas KIBS portuguesas em atividade em 2020 ou 2021, com o objetivo de explorar os efeitos do conhecimento, cooperação e internacionalização na co-criação de inovação nestas empresas. Através da revisão de literatura foram definidas as hipóteses da investigação do estudo que foram analisadas através de análise fatorial e regressão linear para obter os resultados. Os resultados evidenciaram que a co-criação de inovação das empresas (inovação nos serviços e métodos organizacionais) é significativamente influenciada pelo conhecimento tácito e que, motivos proativos possuem um impacto positivo na inovação, mais propriamente, na inovação não tecnológica. Por outro lado, a inovação nos processos e políticas de preço é negativamente influenciada por estratégias reativas.
