Browsing by Author "Fangueiro, Ana Raquel Azevedo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A relevância do wellness na hotelaria - estudo de caso do Sheraton Porto Hotel & SpaPublication . Fangueiro, Ana Raquel Azevedo; Correia, LuísA hotelaria e um serviço de pessoas para pessoas, que pretende a satisfação das necessidades, bem como, proporcionar experiências memoráveis aos seus hóspedes. Dos vários serviços prestados num estabelecimento hoteleiro, destacam-se os de alojamento e de alimentação e bebidas, para além de outros que procuram a diferenciação, como é o caso dos centros de wellness e spas, que proporcionam a prática de tratamentos e outros serviços, pensados no bem-estar físico e psíquico dos clientes. A realização de um estágio longo num hotel de cinco estrelas permite a aquisição de novos conhecimentos, experiências e o desenvolvimento de competências, num contexto real de trabalho, fundamentais para um estudante que pretende integrar no mundo de trabalho da hotelaria. Durante a realização do estágio, desenvolveu-se um estudo de caso sobre a relevância do wellness para a hotelaria, cujo objetivo principal foi analisar o wellness e o spa, com o intuito de compreender a sua importância para a hotelaria, num contexto de oferta de produtos e serviços. Desenvolveu-se o estudo de caso sobre o vvellness no Sheraton Porto Hotel & Spa, onde se analisou um conjunto de fatores, como a oferta de serviços do hotel e de wellness, a evolução da receita e do número de clientes dos serviços de wellness, identificou o perfil dos clientes que procuram os serviços de wellness, averiguou o posicionamento do wellness no contexto de oferta de serviços, identificou o perfil de competências do spa manager, e por último, identificou o nível de sazonalidade dos serviços de wellness. Este estudo assentou numa metodologia qualitativa, através do método de estudo de caso, permitiu a recolha de dados e informação essenciais, tratados através de análise de conteúdo, para responder aos objetivos da investigação. Os resultados foram analisados e apresentados de acordo com os objetivos da investigação. Constatou-se a relevância do wellness e do spa, em contexto hoteleiro, num hotel de cinco estrelas direcionado para o segmento corporativo, com uma grande aposta, em termos de serviços e instalações no wellness e spa.
