Browsing by Author "Esteves, Tania Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo em torno dos possíveis benefícios da introdução da disciplina de fonética no currículo do curso básico de música, na vertente de canto líricoPublication . Esteves, Tania Oliveira; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Santos, Marta; Felgueiras, ManuelO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Música, ramo de Canto Lírico. Depois de uma Introdução Geral, segue-se o primeiro capítulo onde é apresentada a sustentação teórica do Projeto de Investigação. O segundo capítulo apresenta uma reflexão fundamentada na prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas, e onde também se faz a apresentação da instituição que aceitou ser a anfitriã da prática de ensino supervisionada – Academia de Música Fernandes Fão. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “Estudo em torno dos possíveis benefícios da Introdução da disciplina de Fonética no currículo do Ensino Básico de Música, vertente Canto Lírico”. Este projeto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada através de uma entrevista semiestruturada a um conjunto de docentes do Canto de reconhecido mérito nacional, e de uma investigação experimental: Estudo de Caso. A investigação incidiu sobre alunos da Academia de Música Fernandes Fão, que nunca tiveram a possibilidade de ter durante o Ensino Básico de música, vertente Canto lírico, competências a nível de fonética. Pretende-se, assim, fundamentar as ideias defendidas através de uma análise ao conjunto das respostas das entrevistas realizadas aos referidos professores de Canto e, também, a partir das conclusões dos resultados obtidos através do Estudo de Caso. Os resultados obtidos mostram que o estudo da fonética não terá sucesso se for esporádico, e que a introdução e a regularidade desta disciplina no âmbito do Ensino Básico de Música, na vertente Canto lírico, é crucial para uma melhoria no desenvolvimento técnico, na compreensão e na interpretação musical dos jovens alunos.