Browsing by Author "Dias, Mariana Brito"
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- Planear ambientes facilitadores da comunicação: Uma proposta de guião para avaliação e discussão interprofissional sobre a comunicação no contexto préescolar (GADI-COM)Publication . Dias, Mariana Brito; Maia, Mónica SilveiraNuma fase em que se impõe a implementação de apoios numa lógica multinível (Decreto-Lei n.º54/2018), preconizando o desenvolvimento de respostas de teor preventivo e universal nos contextos educativos, torna-se urgente o desenvolvimento de ferramentas de avaliação orientadas para a habilitação ambiental. Este princípio aplica-se ao domínio da linguagem e comunicação, o qual absorve grande parte das sinalizações para avaliação especializada, no contexto de educação pré-escolar. Em Portugal, à semelhança do verificado a nível internacional, a maioria dos instrumentos de avaliação estão vocacionados para avaliar a comunicação e a linguagem numa perspetiva médica/biológica, sendo poucos os instrumentos que integram fatores relacionados com o ambiente da aprendizagem da linguagem e da comunicação. O presente projeto tem como objetivo o de desenvolver um guião para apoiar a avaliação e discussão interprofissional sobre a comunicação de crianças entre os 4-6 anos, procurando identificar um conjunto de indicadores biopsicossociais que permitam informar o planeamento de intervenções universais facilitadoras do desenvolvimento da linguagem e comunicação no contexto pré-escolar. Para o efeito desenvolveu-se um estudo bi-etápico, composto: pela revisão e mapeamento na Classificação Internacional de Funcionalidade, versão crianças e jovens (CIF-CJ) dos instrumentos usados em Portugal para avaliar a comunicação e linguagem de crianças em idade pré-escolar; e pela construção de um protótipo de guião para avaliação e discussão interprofissional sobre o desempenho comunicativo em contexto pré-escolar (GADI-COM). Este protótipo foi elaborado a partir do conjunto de indicadores mapeados na CIF-CJ, complementado por uma revisão não sistemática de outros instrumentos vocacionados para a avaliação dos contextos comunicacionais e para a implementação de contextos comunicacionais amigáveis. O protótipo foi objeto de avaliação da sua validade de conteúdo por parte de um painel constituído por 14 peritos (7 educadores de infância e 7 terapeutas da fala). Com este projeto contribuímos para a reflexão sobre os instrumentos usados no contexto pré-escolar para avaliar e intervir sobre o domínio da comunicação, propondo uma ferramenta que possibilite a identificação e intensificação de facilitadores ambientais que veiculem uma intervenção preventiva e universal.
