Browsing by Author "Dias, Carolina Isabel de Abreu"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Matemática na hora do contoPublication . Dias, Carolina Isabel de Abreu; Pereira, Diana Margarida Rodrigues; Serranheira, Liliana Sofia Nunes; Mota, Mariana Patrícia Tavares; Leigo, Sandra Saborano; Sarmento, InêsEste artigo procura realçar que, através da conexão entre a literatura e a matemática, se podem criar situações em que as crianças abordem conceitos matemáticos de uma forma significativa permitindo que as habilidades matemáticas e as de linguagem se desenvolvam em conjunto. Uma das formas mais significativas de se construir conhecimento matemático é resolver problemas e desafios, tão comuns nos contos infantis. Apresentamos duas situações, que se enquadram nesta perspetiva pedagógica. Em ambas as situações foi usado um conto como ponto de partida para a construção de atividades matemáticas e tendo presente uma visão construtivista do ensino da matemática.
- Relatório de EstágioPublication . Dias, Carolina Isabel de Abreu; Sá, Susana MarquesEste relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, com uma turma do 6ºano de escolaridade e com outra do 3ºano de escolaridade da EB1/JI dos Miosótis. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. O percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. Esta articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais. Todo este processo contribuiu para a construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.