Browsing by Author "Costa-Lobo, Maria C."
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- Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLabPublication . Fidalgo, André V.; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Viegas, Maria C.; Costa-Lobo, Maria C.; Hernández-Jayo, Unai; García-Zubía, Javier; Gustavsson, Ingvar; Alves, Gustavo; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Viegas, Clara; Costa Lobo, Cristina; Garcia-Zubia, JavierOs laboratórios remotos são uma ferramenta tecnológica e pedagógica com uso crescente em todos os níveis de educação, e sua utilização generalizada é uma parte importante do seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Este artigo descreve vários problemas encontrados em aulas laboratoriais, em cursos de ensino superior, na utilização de laboratórios remotos baseados em sistemas PXI, utilizando o sistema VISIR ou uma solução alternativa. São identificados e explicados três problemas que foram relatados por professores que deram apoio aos estudantes na utilização dos laboratórios remotos. O primeiro problema prende-se com a necessidade de permitir aos alunos selecionar a localização específica onde um amperímetro deve ser inserido nos circuitos elétricos, mesmo que incorreta, replicando as dificuldades do mundo real. O segundo é causado por falhas de sincronismo quando são necessárias várias medições em intervalos curtos, como no ciclo de descarga de um condensador. E o último problema é provocado pelo uso de um multímetro em modo DC na leitura de grandezas em CA, um procedimento que colide com as definições do equipamento. Todos os cenários são apresentados e discutidos, incluindo a solução encontrada para cada caso. A conclusão que se retira do trabalho descrito é que a área de laboratórios remotos é um campo em expansão, onde a sua utilização prática permite o aperfeiçoamento e a evolução das soluções disponíveis, exigindo uma cooperação e partilha de informação entre todos os intervenientes, i.e. investigadores, professores e alunos.
- Educational Psychology at the Polytechnic Institute of Porto – School of Engineering: paths of the Bologna projectPublication . Costa-Lobo, Maria C.; Alves, Gustavo R.; Duarte, MarinaThis article presents the synthesis of intervention in Education Psychology at the Polytechnic Institute of Porto – School of Engineering (ISEP), concerning the Paths of the Bologna Project. The goal that leads the activities of this Project has been, from its beginning, the support of ISEP Scientific Council in the operationalization of the modernization and innovation project of the teaching-learning process in ISEP, induced by joining the Bologna process.
- Utilização de laboratórios remotos no apoio ao ensino e aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Exemplos baseados no VISIRPublication . Alves, Gustavo R.; Viegas, Maria C.; Marques, Maria A.; Costa-Lobo, Maria C.; Gustavsson, IngvarAs áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática têm sofrido de falta de candidatos nos últimos anos, ao nível do Ensino Superior. Dado que o interesse nasce e se consolida nos anos iniciais da vida escolar, importa que os docentes dos níveis básico e secundário sejam capazes de utilizar tecnologias e metodologias vocacionadas para os nativos digitais, motivando-os para essas áreas e incutindo desde cedo as noções do método científico, baseado na experimentação. Os laboratórios remotos se inserem nesse tipo de tecnologias, sendo porém ainda poucas as metodologias pedagógicas que neles se baseiam. Nesta apresentação se abordam estas questões, exemplificando-se a utilização de um dado laboratório remoto, o VISIR (Virtual Instrumentation Systems In Reality), que se encontra já implementado em diversos países (Suécia, Espanha, Austria, Portugal, India, e Qatar). São ainda referidos aspectos da avaliação do ganho educacional obtidos no decorrer da sua utilização numa unidade curricular com mais de 500 alunos inscritos, no Instituto Politécnico do Porto - Instituto Superior de Engenharia, e diferentes metodologias de utilização, num contexto de seis unidades curriculares, com mais de 100 alunos inscritos. A terminar abordam-se questões de desenvolvimento futuro, como a criação de redes de laboratórios remotos.
- Weighting and sequence of use of different lab environment in the teaching-learning processPublication . Alves, Gustavo R.; Costa-Lobo, Maria C.; Duarte, Marina; Oliveira, Paulo C.The teaching-learning process has been a constant target of studies, particularly in Higher Education, in consequence of the annual increase of new students that, in merely statistic terms, have been progressively decreasing the application averages. The concern with the maintenance of a certain quality level in the training of these students, conjugated with the will to widen the access to all of those who finish Secondary School Education, has triggered a greater intervention from the education specialists, in partnership with the teachers of all Higher Education areas, in the problem analysis. Considering the particular case of Sciences and Engineering, where the laboratorial component in the teaching-learning process takes a relevant role, recent breakthrough of the educational technologies has created valid alternatives for the traditional laboratorial environments, namely the virtual and remote laboratorial environments, not totally explored yet. In parallel, it is also witnessed a rising concern with the analysis of learning styles, as the outcome of the rising heterogeneity that characterizes, in a global way, the students who choose those Higher Education areas. Having - the teachers - available a rising variety of educational resources and teaching methods before a wide number of students with unique learning styles, it is important to study in what way it is possible to ponder and sequence the different types of laboratorial environments, to achieve the general purpose of increasing the knowledge level and the students‘ experimental competences who chose the Sciences and Engineering.