Browsing by Author "Costa, Sara Márcia Meireles"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Estudo sobre a utilização das obras portuguesas para clarinete e piano no ensino básico e secundário de músicaPublication . Costa, Sara Márcia Meireles; Pinto, Nuno Fernandes; Cardoso, FredericEste relatório descreve o trabalho realizado ao longo de um ano de estágio, no Conservatório de Música de Paredes, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE/ESE. Encontra-se dividido em três partes. A primeira parte é dedicada à descrição da instituição que me acolheu. A segunda parte apresenta a minha Prática de Ensino Supervisionada com os respetivos registos de observação e de lecionação. O último capítulo aborda o Projeto de Intervenção que pretende investigar a utilização das obras portuguesas para clarinete e piano no ensino básico e secundário de música. Com a realização deste projeto, para além do fornecimento de informação atual sobre o nível de disseminação deste repertório, apresento um contributo para o ensino do instrumento na medida em que incluo uma proposta de catálogo para utilização destas obras no ensino básico e secundário. Os questionários realizados aos alunos participantes do projeto de intervenção revelaram pormenores positivos na utilização deste repertório. As entrevistas realizadas aos intérpretes e compositores revelaram-se um importante contributo para o presente relatório e permitiram verificar a importância que este espólio apresenta para a formação dos jovens clarinetistas.
- Obras portuguesas para clarinete e piano: levantamento e disseminaçãoPublication . Costa, Sara Márcia Meireles; Pinto, Nuno FernandesA realização deste Projeto partiu, numa primeira fase, pela vontade intrínseca de ampliar o meu conhecimento sobre as obras portuguesas para clarinete e piano. De seguida, quis verificar de que forma os clarinetistas portugueses contribuem para a divulgação da música portuguesa e para desenvolvimento da Escola Portuguesa do Clarinete. Pretendi colaborar na divulgação destas obras que raramente são incluídas nos recitais e concursos de clarinete, e quis perceber de que forma estas obras são utilizadas e abordadas nos principais concursos portugueses. Para tal, elaborei uma breve contextualização histórica da música contemporânea portuguesa desde meados da década de setenta, evidenciando as principais organizações que contribuíram para a afirmação dos jovens compositores da época. A forte tradição filarmónica e as bandas militares existentes em Portugal tiveram um papel importante na formação de jovens intérpretes. Tendo contribuído para um repensar das estratégias do ensino da música. Realizei um catálogo de obras para clarinete soprano e piano de compositores portugueses incluindo nele as versões, para esta formação, de outras obras com as mais variadas instrumentações. Analisei os concursos de clarinete existentes em Portugal (2018-2019) para recolher informações acerca da utilização destas obras nos seus programas. Elaborei questionários que foram dirigidos aos docentes e discentes de clarinete com a finalidade de entender, de acordo com os inquiridos, qual o nível de divulgação e de conhecimento destas obras portuguesas para clarinete e piano.