Browsing by Author "Costa, Mariana Teixeira da"
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- Presença, atitude, dialogia e conteúdo no Instagram: desempenho de comunicação em instituições de ensino superiorPublication . Costa, Mariana Teixeira da; Oliveira, Luciana Gomes deCom o crescimento exponencial das redes sociais, estas passaram a ser uma ferramenta essencial para instituições de ensino superior na construção de sua identidade e na comunicação com seus stakeholders. Este estudo tem como objetivo principal analisar o desempenho das estratégias de conteúdo adotadas por instituições de ensino superior no Instagram, durante um ano letivo, focando-se em revelar como essas instituições interagem e se envolvem com o público, com vista a identificar boas práticas que alimentem recomendações de omitização de desempenho. A metodologia de investigação é de natureza mista, de tipologia embutida, com destaque na componente quantitativa sobre a qualitativa dedutiva. A amostra é composta por seis instituições de ensino superior, localizadas no distrito do Porto (FMUP, ESS, FEP, ISCAP, FEUP e ISEP), tendo-se analisado o seu perfil ativo e participativo, perfil dialógico e perfil temático no Instagram entre os dias 1 de setembro de 2023 e 30 de junho de 2024. Os resultados revelam que as instituições recorrem ao formato ‘foto’ para a publicação dos seus conteúdos e que a interação ‘like’ é a favorita dos utilizadores. Quanto à presença ativa, praticamente todas instituições possuem conteúdo exclusivamente proprietário, mas apenas duas se posicionam no quadrante ‘funil ativo’. A nível de desempenho, apenas existem duas instituições no quadrante dos agentes eficientes, embora uma delas ainda não tenha migrado totalmente. No perfil dialógico é onde encontramos as maiores deficiências, visto que as instituições revelam ter um perfil predominantemente informativo, com recursos grande parte das vezes apenas gráficos, além de a taxa de apoio ser a mais elevada. A área temática mais recorrente é ‘identidade’. A presente investigação encontra-se dividida em quatro capítulos, onde: no primeiro é feito um enquadramento teórico de suporte à análise feita; no segundo é apresentada a metodologia de investigação; no terceiro é feita a análise dos dados e a sua respetiva discussão, terminando com uma secção de recomendações; e, no último, são expostas as conclusões. Generalizando, recomenda-se que as instituições otimizem as suas estratégias na vertente mais dialógica e relacional, de modo a alcançar um melhor desempenho e posicionamento junto dos seus públicos. Os resultados desta investigação têm implicações práticas para a otimização de estratégias de comunicação digital, oferecendo recomendações de boas práticas para maximizar o desempenho institucional nas redes sociais.
