Browsing by Author "Costa, Maria Madalena Pinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de resultados dos índices de abandono escolar dos alunos da educação de jovens e adultos de uma escola em Paço do Lumiar – MaranhãoPublication . Costa, Maria Madalena Pinto; Paiva, Margarida DelgadoAnalisa-se a gestão de resultados da educação de jovens e adultos numa escola da rede pública do município de Paço do Lumiar – Maranhão situado no perímetro urbano da Grande São Luís, tendo por base os dados do abandono escolar que, hoje em dia, se refletem na educação em geral. Tomamos como referência as reflexões assumidas por especialistas nesta temática, bem como os documentos oficiais que orientam a educação de jovens e adultos no Brasil. Partindo de questionamentos que orientam a consecução da gestão de resultados na EJA, definimos os objetivos da pesquisa e escolhemos a metodologia adequada ao caso qual seja a de cunho qualitativo recorrendo à observação com base na qual foi construído o guião da entrevista semiestruturada destinada aos alunos do EJA categorizados como evadidos e frequentes. Foram elaborados questionários aplicados aos alunos evadidos e frequentes, gestores e professores, vista a compreensão das categorias e variáveis selecionadas a partir da pesquisa de campo. Com os dados analisados, foi possível concluir que a gestão de resultados na EJA ainda não pode ser concluída devido a prática do pensamento liberal-conservador e do paradigma positivista que vem determinando o modo de gerir as ações educativas na educação dos jovens e adultos com características essencialmente classificatórias, recorrendo a ferramentas que primam pela quantificação dos resultados e não pela qualidade do ensino e aprendizagem desenvolvido. Por essa razão, seria importante que gestores e professores refletissem sobre as práticas pedagógicas e didáticas desenvolvidas na escola que dizem respeito aos alunos da EJA para que, em conjunto, promovam a permanência dos alunos e sua melhoria nas aprendizagens prestada pela instituição, dando, assim, um novo sentido à práxis docente.