Browsing by Author "Costa, Ana Rita Silva"
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- A divisão de gestão cultural e as suas políticas culturais: relatório de estágio no Município de Santa Maria da FeiraPublication . Costa, Ana Rita Silva; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade; Teixeira, Tania Catarina VilaçaO presente Relatório de Estágio, enquadra-se no âmbito do Mestrado em Gestão das Organizações - ramo Gestão Pública, ministrado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau Mestre. O principal objetivo com a realização deste estágio prendeu-se essencialmente com a necessidade de obter uma experiência laboral o mais equiparada à realidade. Para além disso, era também um objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do ciclo de estudos. Deste modo, e após uma breve contextualização acerca de alguns conceitos teóricos, realiza-se a descrição das tarefas concretizadas no desenvolvimento do estágio. No final, descreve-se alguns aspetos a melhor na Divisão de Gestão Cultural, nomeadamente ao nível da comunicação organizacional. Concluiu-se que, e de acordo com a maioria das organizações públicas, que é um organização burocrática e com elevada distância ao poder. De uma forma geral, e tendo em conta todos os projetos que teve contacto, considera-se que a experiência foi bastante positiva e que conseguiu cumprir com os objetivos a que se propôs. De forma especial, destaca-se o envolvimento da discente no Festival Imainarius, onde pôde colocar os seus conhecimentos de gestão em prática.
- Espacialização sonora em performance de DJPublication . Costa, Ana Rita Silva; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Cabral, Inês SalselasEste trabalho explora a espacialização sonora em performances de DJ, a partir de uma abordagem técnica e prática situada. Partindo do desejo de partilhar a sensação imersiva experienciada em contextos de escuta tridimensional, o trabalho procurou adaptar ferramentas de áudio espacial ao universo do DJing, tradicionalmente orientado ao som estéreo. A pesquisa teve como foco principal o desenvolvimento de um setup funcional e acessível, com recurso à codificação ambisónica em tempo real e ao mapeamento MIDI de parâmetros espaciais. Através de uma abordagem practice-based, foram realizados testes no Estúdio C da ESMAE e culminou numa performance final no Estúdio A, com um setup de 7.1.4 e recolha informal de impressões do público. Embora o projeto tenha sido inicialmente delineado em torno de três eixos — técnico, performativo e estético —, reconhece-se que a vertente técnica assumiu uma centralidade dominante ao longo do processo. A investigação concentrou-se em garantir a estabilidade do sistema, a viabilidade da manipulação espacial em tempo real e a integração coerente com a prática de seleção musical. Este trabalho representa, assim, um primeiro passo na integração de som espacializado em práticas de DJing, apontando caminhos futuros que poderão articular com maior profundidade a escuta fenomenológica, a estética do espaço sonoro e a interatividade com o público. A colaboração futura com instituições como o GRAME (Lyon) e o desenvolvimento de hardware como a Spatbox poderão reforçar essa vertente investigativa, contribuindo para uma prática artística expandida e sensorialmente envolvente.