Browsing by Author "Costa, Alexandra Manuela Barbosa"
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- Desenvolvimento de um programa de educação socio-sexual para um grupo de adultos com incapacidade intelectualPublication . Costa, Alexandra Manuela Barbosa; Silveira-Maia, MónicaA sexualidade é uma componente integrante da vida humana, sendo um domínio de vida que precisa, tal como muitos outros, de apoio estruturado e intencional junto de pessoas em situações de vulnerabilidade a fim de promover uma vivência e participação plenas. Inserindo-se num dos grupos mais vulneráveis, as pessoas com incapacidade intelectual têm menos acesso a informação, instrumentos e oportunidades para estabelecer relações íntimas de forma segura e significativa. O presente estudo descreve o desenvolvimento e implementação de um programa de educação socio-sexual – doravante mencionado por PESS - dirigido a oito adultos com incapacidade intelectual, apoiados por um Centro de Atividades e de Capacitação para a Inclusão (CACI). Para avaliar a eficácia do programa utilizou-se, nos momentos pré e pós, a versão portuguesa da Escala de Conhecimentos, Experiências e Necessidades Sexuais para Pessoas com Incapacidade Intelectual (SexKen-ID) (Pinto & Nobre, 2011). O programa incluiu 19 sessões desenvolvidas ao longo de 6 meses e foi desenhado com base numa revisão não sistemática dos objetivos, conteúdos e estratégias descritos em oito estudos interventivos que apresentavam e avaliavam programas de educação sexual e socio-sexual dirigidos a indivíduos com incapacidade intelectual. Os resultados mostram que o programa teve um impacto positivo no conhecimento em dimensões como a amizade, namoro e intimidade, casamento, e nos direitos fundamentais como o da parentalidade, família, privacidade e sexualidade. A capacitação dos participantes para responderem e tomarem decisões com base no seu juízo e vontade foi outro impacto importante do programa PESS. Com este estudo procuramos contribuir para o surgimento de mais PESS, para divulgar a importância de se abordar a educação socio-sexual junto deste público, educando-o, e contribuir para medidas políticas que apoiem o desenvolvimento destes programas nas nossas instituições.