Browsing by Author "Coelho, Nuno Alexandre Ferreira Pinheiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Papel do gestor de projeto na saúde: fatores de sucesso em laboratórios de análises clínicasPublication . Coelho, Nuno Alexandre Ferreira Pinheiro; Lima, Vanda Marlene MonteiroA gestão de projetos está presente nos Laboratórios de Análises Clínicas com preponderância da figura do gestor de projeto no desempenho do seu papel para o sucesso dos seus projetos. Neste momento de pós crise pandémica, o desafio ao papel do gestor de projeto centra-se na gestão do projeto enquanto método de controlo de tarefas complexas que, tendo em conta os constrangimentos, devem ser terminadas com a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas às atividades necessárias para desenvolver um projeto e alcançar os seus requisitos. O estudo tem como objetivo responder à questão de investigação: Quais são as práticas e os fatores de sucesso em projetos de implementação e desenvolvimento de Laboratórios de Análises Clínicas, que efetuam análises clínicas de recolha de material biológico, fora do contexto público e hospitalar, em Portugal? O objetivo geral da investigação é efetuar um reconhecimento e diagnóstico, em Laboratórios de Análises Clínicas portugueses, das práticas e dos fatores de sucesso em projetos de implementação e desenvolvimento, avaliando a sua importância por meio da ação e do papel do gestor de projeto. A investigação é de natureza descritiva e exploratória assente numa revisão de literatura aprofundada sobre o tema, seguida de uma parte empírica, com estudo de vários casos em laboratórios portugueses. Os resultados desta investigação permitem destacar como principais fatores de sucesso em Laboratórios de Análise Clínicas a comunicação, liderança, trabalho em equipa, conhecimentos, planeamento, gestão e organização. Adicionalmente, foi evidenciado o papel do gestor de projetos, com destaque para as suas principais competências, tais como, aptidões estratégicas, comunicação, criatividade, liderança, organização, planeamento, gestão de equipas e conflitos, resolução de problemas e competências técnicas.