Browsing by Author "Carillo, Gilliard Junior"
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- A percepção dos servidores sobre a comunicação interna: estudo de caso no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do SulPublication . Carillo, Gilliard Junior; Pereira, Paula Cristina RomãoAtualmente vêm sendo observadas mudanças significativas no ambiente das organizações que procuram equipas que saibam comunicar adequadamente com os seus públicos. As organizações especificamente as públicas, como é este o caso, necessitam cada vez mais de melhorar os seus processos internos, sendo que nessa perspectiva a comunicação interna se apresenta como um mecanismo de fundamental importância para que os gestores e servidores da organização criem um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento da mesma. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o processo de comunicação interna do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, nomeadamente com base na percepção dos servidores, procurando identificar os meios de comunicação mais utilizados internamente, as principais barreiras e dificuldades, apurar o grau de satisfação quanto à comunicação interna e no final foram feitas sugestões de melhoria para possível implementação pela gestão da instituição. Foi utilizada uma metodologia mista de caráter quantitativa e qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso, tendo sido feita a recolha dos dados por meio de um inquérito por questionário. A análise dos dados obtidos foi realizada com o auxílio de um software estatístico, o SPSS versão 17.0 e o Exce/2007, para tabulações, frequências e criação de gráficos para uma melhor representação dos resultados e uma análise de conteúdo da opinião dos inquiridos. Os resultados obtidos demonstraram que a comunicação interna é classificada como razoável pelos servidores. Foram propostas algumas sugestões a serem implementadas pela gestão a fim de se obter uma comunicação fluente, clara e objetiva. Por fim, concluiu-se que a implementação destas melhorias sugeridas à direção, nomeadamente nas políticas, estratégias e ações de comunicação poderão originar benefícios para a instituição e consequente melhoria da satisfação dos servidores.