Browsing by Author "Barroso, Caratina Loureiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Influência das plataformas educacionais digitais no ensino primário: um estudo de caso sobre a plataforma Participa +Publication . Barroso, Caratina Loureiro; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraAtualmente, torna-se cada vez mais evidente da importância e impacto das Tecnologias de Comunicação e Informação em contexto escolar. As TIC possuem um papel transformador que eleva os métodos educacionais, proporcionando uma maior interação, empenho e motivação dos alunos. Alguns estudos apontam que é um meio de aquisição de novas competências tecnologias contribuindo para a otimização dos modelos educacionais. A inserção de práticas tecnológicas nas escolas conduziu para a integração de plataformas digitais nos processos de ensino que emergem com vista a transformar os métodos de ensino e aprendizagem. Evidenciam-se como uma ferramenta útil que simplifica o processo de criação de conteúdos, planeamento e organização de atividades pedagógicas. Caracterizam-se ainda como um espaço que estimula a aprendizagem criativa e autónoma dos alunos e um meio de partilha e difusão de informações e conhecimentos. O objetivo da presente investigação prende-se em compreender de que modo a plataforma Participa+ influencia os processos de ensino adotados pelos professores de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo no Município da Maia. Deste modo, a metodologia de investigação é um estudo de caso à plataforma, por meio de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitiram responder à problemática de investigação, que a plataforma Participa+ influencia os processo de ensino dos professores a partir do desenvolvimento de competências tecnológicas do corpo docente, da facilitação na criação de materiais didáticos, na possibilidade de gerar interação entre alunos e professores e no aumento de motivação dos alunos e dos professores.