Browsing by Author "Assis, Neucilane Oliveira de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Utilização das TIC em sala de aula e a formação de docentes: um estudo de caso no Instituto Federal de GoiásPublication . Assis, Neucilane Oliveira de; Oliveira, Luciana Gomes deOs avanços tecnológicos estão sendo utilizados em praticamente todos os ramos do conhecimento humano. Cada vez mais as chamadas “novas tecnologias” estão presentes no cotidiano das pessoas. Essa evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) permite que a maioria da população tenha acesso à informação, o que traz mudanças profundas em várias áreas do saber, principalmente no campo acadêmico, onde o conhecimento é discutido e construído. O presente trabalho tem como foco principal investigar se os professores das disciplinas do núcleo comum dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Manutenção e Suporte em Informática, Edificações e Eletrotécnica do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) possuem formação inicial e continuada que possibilite uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem, e quais suas necessidades de formação. Realizou-se um estudo de cunho exploratório sobre o preparo dos professores para o uso das TIC em sala de aula, tomando por base os dados coletados por meio da aplicação de um questionário aos professores. Os objetivos centraram-se em identificar que TIC são utilizadas, qual a diversidade e frequência de uso nas práticas acadêmicas, verificar se os docentes consideram que possuem formação que os capacitem para o uso das TIC em sala de aula, verificar a importância que os docentes dão para a formação voltada para as TIC como ferramentas pedagógicas e identificar se existe e quais as necessidades de formação futura para uso das TIC. Observa-se com essa pesquisa que a grande maioria dos docentes indica não ter obtido formação em informática, nem possuir na sua formação inicial o preparo para a utilização de TIC em sala de aula. Relativamente ao uso de TIC, os docentes reportam o uso de equipamentos tradicionais de hardware, e aplicações de software baseadas na web e essencialmente de suporte à comunicação. Como vantagens do uso de TIC indicam a celeridade, diversificação de contexto e o aumento da motivação. Já como limitações referem a insegurança, dificuldades de acesso e falta de formação pedagógica. Em sua totalidade os docentes sentem a necessidades de formação continuada de domínio pessoal, técnico e pedagógico.