Browsing by Author "Almeida, Maria Teresa Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Portugal 2020 - o estudo de um caso de investimentoPublication . Almeida, Maria Teresa Oliveira; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeO turismo, atualmente, é dos setores de atividade com maior impacto na economia portuguesa. Com a evolução, muito positiva, do setor e com as projeções de crecsimento nos próximos anos, há uma preocupação por parte dos governantes portugueses em desenvolver esta área, de forma atrair mais turistas. Portugal, é detentor de diversas características, como é o caso da gastronomia, dos vinhos, do património histórico, das praias, da natureza, da hospitalidade, entre outros. Estes são os principais motivos que despertam a curiosidade para viajar até Portugal, mas também, para criar uma necessidade nas pessoas que já nos visitaram, em voltarem. De forma a permitir e assegurar o desenvolvimento do setor, o apoio às empresas é assegurado através dos Sistemas de Incentivo do Portugal 2020. Apesar de disponibilizados a nível nacional, as zonas de baixa densidade têm uma percentagem de incentivo superior, como forma a impulsionar a exploração das zonas do país com menos populaçao e menos desenvolvidas. Estes incentivos funcionam sobre a forma de financiamento, tendo duas particularidades: a primeira é que trata-se de um financiamento sem custos (sem juros e outros encargos) e a segunda é que parte do incentivo é não reembolsável. Por outras palavras, cumpridos os requisitos, metade do incentivo que a empresa recebe não tem que devolver. Atualmente estamos perante uma geração, denominada de millennials, que se interessa cada vez mais pela inovação tecnológica. Por este motivo, o estudo deste trabalho recai sobre um projeto de investimento indexado aos SI Inovação Produtiva. O projeto contempla um investimento na abertura de um hotel (Hotel São Brás) de tipologia 5 estrelas. No estudo estão evidenciadas as principais análises a ser realizadas e o respetivo estudo de viabilidade económico-financeira. O mesmo ditará, ou não, o sucesso da abertura deste negócio, se deste investimento resultará valor acrescentado, ou seja, se haverá um contributo positivo para a empresa, para a área geográfica onde ficará situado e principalmente se traduzirá benefícios para o próprio setor do turismo.