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Portugal 2020 - o estudo de um caso de investimento

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Abstract(s)

O turismo, atualmente, é dos setores de atividade com maior impacto na economia portuguesa. Com a evolução, muito positiva, do setor e com as projeções de crecsimento nos próximos anos, há uma preocupação por parte dos governantes portugueses em desenvolver esta área, de forma atrair mais turistas. Portugal, é detentor de diversas características, como é o caso da gastronomia, dos vinhos, do património histórico, das praias, da natureza, da hospitalidade, entre outros. Estes são os principais motivos que despertam a curiosidade para viajar até Portugal, mas também, para criar uma necessidade nas pessoas que já nos visitaram, em voltarem. De forma a permitir e assegurar o desenvolvimento do setor, o apoio às empresas é assegurado através dos Sistemas de Incentivo do Portugal 2020. Apesar de disponibilizados a nível nacional, as zonas de baixa densidade têm uma percentagem de incentivo superior, como forma a impulsionar a exploração das zonas do país com menos populaçao e menos desenvolvidas. Estes incentivos funcionam sobre a forma de financiamento, tendo duas particularidades: a primeira é que trata-se de um financiamento sem custos (sem juros e outros encargos) e a segunda é que parte do incentivo é não reembolsável. Por outras palavras, cumpridos os requisitos, metade do incentivo que a empresa recebe não tem que devolver. Atualmente estamos perante uma geração, denominada de millennials, que se interessa cada vez mais pela inovação tecnológica. Por este motivo, o estudo deste trabalho recai sobre um projeto de investimento indexado aos SI Inovação Produtiva. O projeto contempla um investimento na abertura de um hotel (Hotel São Brás) de tipologia 5 estrelas. No estudo estão evidenciadas as principais análises a ser realizadas e o respetivo estudo de viabilidade económico-financeira. O mesmo ditará, ou não, o sucesso da abertura deste negócio, se deste investimento resultará valor acrescentado, ou seja, se haverá um contributo positivo para a empresa, para a área geográfica onde ficará situado e principalmente se traduzirá benefícios para o próprio setor do turismo.
Tourism, is currently one of the sectors of activity with the greatest impact on the Portuguese economy. With the very positive evolution of the sector and the growth projections for the coming years, there is a concern from the Portuguese rulers to develop this area, in order to attract more tourists. Portugal has several characteristics, such as gastronomy, wine, historical heritage, beaches, nature and hospitality, characteristic of the Portuguese. These are the main reasons that arouse curiosity to travel to Portugal, but also to create a need in the people who have visited us, to return. In order to enable and ensure the development of the sector, business support is provided through the Portugal 2020 incentive systems. Although available at a national level, in low density areas they have a higher incentive percentage as a way to boost exploitation of the least populated and least developed areas of the country. These incentives work as a form of financing, having two particularities: the first is that it is a free financing (without interest and other charges) and the second is that part of the incentive is non-repayable. In other words, once the requirements are met, half of the incentive the company receives does not have to be return. Today, we are facing a generation, called millennials, whos interest is increasingly growing regarding technological innovation. For this reason, the study of this work falls on an investment project indexed to the Productive Innovation Incentive (SI) Systems. The project includes an investment in the opening of a hotel (Hotel São Brás) of 5 stars typology. The study highlights the main analyzes to be performed and the respective study of financial and economic viability. This will dictate, or not, the success of the opening of this business, whether this investment will bring added value, that is, whether there will be a positive contribution to the company, to the geographical area where it will be located and mainly if will it benefit the tourism sector.

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Versão Final (esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)

Keywords

Incentivo Inovação Investimento Turismo Incentive Investment Tourism Innovation

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