Browsing by Author "Almeida, Joana Eduarda Soares Rios Gomes de"
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- A internacionalização de empresas portuguesas: estudo de casoPublication . Almeida, Joana Eduarda Soares Rios Gomes de; Pereira, Raquel Susana da CostaNum contexto de globalização, os mercados externos apresentam-se, cada vez mais, como imprescindíveis à sobrevivência das empresas. Com efeito, as oportunidades e ameaças que a globalização envolve são determinantes para que as empresas procurem novas formas de manter e aumentar o seu desempenho e sustentabilidade. A internacionalização assume, por isso, primordial importância para a competitividade das mesmas. Este processo envolve a definição de estratégias operacionais que resultarão em importantes fluxos financeiros, de produtos e de conhecimento para as organizações. Em Portugal e, após a recente crise económica, o tema da internacionalização, sobretudo para as Pequenas e Médias Empresas (PME), tornou-se fundamental para a sua sustentabilidade. O processo de internacionalização é incremental para a grande maioria das empresas portuguesas. O investimento externo surge como efeito de uma experiência de exportação. Considerando que um processo de internacionalização é um processo complexo, envolvendo riscos elevados, o objetivo deste trabalho será estudar o processo de internacionalização de duas empresas portuguesas e uma ibérica. Seguindo uma metodologia qualitativa, assente no estudo de caso, pretende-se perceber o porquê e como decorreu o seu processo de internacionalização, seus objetivos e estratégias envolvidas. Dado que, ao analisar o processo de internacionalização de uma empresa, é importante confrontar modelos teóricos com a prática empresarial, procuraremos confrontar e verificar a validade das teorias e literatura relevantes com os casos em análise. De acordo com os resultados obtidos foi possível concluir que não existe, para as empresas em estudo, um modo de entrada único, existindo recurso à utilização de múltiplos modos de entrada, identificável com o modelo não sequencial. A vontade de crescimento revelou-se como a motivação em comum e mais referida pelas empresas, assim como as barreiras culturais para os principais entraves à internacionalização. Ambas as empresas recorrem a apoios externos, mas com diferentes finalidades e as mesmas revelaram-se ainda ricas na variedade de informações a que nos foi dado acesso.