ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by Author "Andrade, Vânia Maria da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Trabalhar Matemática na aula de Educação Física: Um estudo de caso numa turma do 5.º ano de escolaridadePublication . Andrade, Vânia Maria da Silva; Silva, Maria João de Jesus Duarte; Mascarenhas, Daniela Filipa MartinhoO presente trabalho segue uma metodologia qualitativa, centrando-se num estudo de caso, onde se caracteriza uma experiência interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Matemática e Educação Física. A presente investigação tem como objetivos fomentar a perceção do aluno da presença da Matemática numa aula de Educação Física; promover o envolvimento do aluno para a aprendizagem da Matemática através da disciplina de Educação Física e, por último, promover a compreensão da relação dos conteúdos de Matemática e Educação Física. Pretende-se dar resposta às questões de investigação: (1) Como é que os alunos poderão estabelecer conexões entre a Matemática e a Educação Física? (2) Como é que os alunos poderão trabalhar os conteúdos de Matemática numa aula de Educação Física? (3) De que forma é que a Educação Física poderá promover o envolvimento dos alunos na aprendizagem da Matemática? Desenvolveram-se três situações formativas, uma na aula de Educação Física e duas nas aulas de Matemática. O domínio de conteúdo predominante foi a Organização e Tratamento de Dados. Os alunos tiveram um papel ativo na construção dos seus conhecimentos. Os dados foram recolhidos através de gravações de vídeo e áudio, fotografias, trabalhos dos alunos e de registos da professora investigadora. Os resultados revelaram como os alunos mobilizaram os conteúdos matemáticos na aula de Educação Física e mostraram, através da análise de conteúdo, que é possível, recorrendo à Educação Física, envolver e motivar os alunos para a aprendizagem da Matemática.