ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
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O ISCAP é uma escola de ensino superior politécnico que tem por missão específica a formação, a investigação, a criação e difusão da cultura e do saber e a prestação de serviços na área das ciências empresariais.
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Browsing ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto by Author "Abreu, Sara Isabel Mendonça Dionísio"
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- A influência do consumo de informação noticiosa, verificação de factos e pensamento analítico na capacidade de deteção de notícias falsas, entre adolescentesPublication . Abreu, Sara Isabel Mendonça Dionísio; Oliveira, Luciana Gomes de; Araújo, Maria Isabel da SilvaNo contexto atual, a disseminação de desinformação nas redes sociais representa um desafio significativo para a integridade da informação e confiança pública numa escala sem precedentes. Este fenómeno, caraterizado pela disseminação deliberada de informações falsas ou enganosas, tem se tornado cada vez mais crítico, especialmente com o aparecimento da internet e das redes sociais, comprometendo não só a objetividade dos factos, mas tambem a própria essência da verdade. A desinformação tem consequências significativas e abragentes como minar a confiança nas instituições públicas, distorcer o detabe público, polarizar a sociedade, alimentar conflitos e até mesmo colocar em risco a saúde pública. Neste contexto, os objetivos desta investigação consistem em avaliar se o grau de pensamento analítico determina a capacidade para identificar notícias falsas nas redes sociais, bem como se este pode ser influenciado pelo conhecimento de verificadores de factos, pelo acompanhamento de verificadores de factos e pela credibilidade percebida dos verificadores de factos, mas tambem analisar se o consumo de media noticiosos, o conhecimento de verificadores de factos, o acompanhamneto de verificadores de factos e a credibilidade percebida nos verificadores de factos podem determinar a capacidade para identificar notícias falsas nas redes sociais. Recorrendo a uma metodologia quantitativa, baseada num processo hipotético-dedutivo, suportado por inquérito por questionário administrado presencialmente, estudamos estas influências numa amostra de 162 participantes. Os resultados revelam uma tendência clara para um raciocínio analítico muito pobre entre os adolescentes, assente em sistemas experienciais. Observamos que mais de metade dos jovens (67,1%) obtiveram uma pontuação de 0 (zero). Concluímos ainda que, em termos gerais, a capacidade para identificar noticias falsas é também muito baixa, variando entre os 3 e os 5,5 pontos, num máximo de 14 pontos. Para a nossa amostra, nenhuma das hipóteses de investigação foi confirmada. Cremos que o facto de o pensamento analítico (PA) não se relacionar com nenhuma das outras variáveis em estudo reside na caraterística da amostra que apresenta níveis muito baixos de pensamento analítico, não dispondo de dados diversificados o suficiente para identificar padrões ou tendências em casos de elevado desempenho. Acresce que a capacidade para identificar notícias falsas (CINF) é igualmente extremamente baixa ou totalmente insuficiente. Efetivamente, a amostra não possui amplitude suficiente de casos de elevado desempenho, que nos permitam avaliar e relacionar outras variáveis comportamentais associadas a estes casos, o que receamos poder revelar uma tendência entre adolescentes.