ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas
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Browsing ESE - DPRM - Administração das Organizações Educativas by Author "Almeida, Célia Cristina Teixeira de"
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- O acolhimento e integração dos novos docentes na escola: um processo de envolvimento no Projeto EducativoPublication . Almeida, Célia Cristina Teixeira de; Diogo, FernandoEste projeto resulta de uma preocupação pessoal, que tenho observado e sentido na minha carreira enquanto docente, e tem como principal objetivo contribuir para melhorar o Acolhimento e Integração do Pessoal Docente quando chega à escola pública pela primeira vez. A realização de um bom processo de Acolhimento e Integração é fundamental para o sucesso pessoal e profissional dos docentes. Atualmente, o processo de acolhimento e integração docente nas Escolas não é uma temática prioritária, principalmente no que respeita aos docentes que são colocados na escola após o início das atividades letivas ou em contratação de escola. As escolas, no início de cada ano letivo, realizam uma série de atividades para que o acolhimento de alunos e professores seja realmente efetuado da melhor maneira, mas, após o início das atividades letivas, essa preocupação é dificultada ou encurtada pela ausência de tempo e incompatibilidade de horários, quer dos docentes em serviço, quer do órgão de gestão. A disponibilização atempada das informações indispensáveis ao exercício das funções atribuídas ao docente, também é um elemento importante para um acompanhamento facilitador ao professor nas suas funções e no contexto que está inserido. A ausência de um departamento de Recursos Humanos nas escolas, como se verifica em organizações do setor privado, encaminha todo este processo para o órgão de gestão e para os coordenadores, que, por vezes, não conseguem dar resposta no curto espaço de tempo que o professor recém-chegado necessita. A socialização destes docentes recém-chegados nem sempre ocorre de acordo com as suas expectativas, conduzindo-os a sentimentos de ansiedade, de insegurança, de tristeza e nos piores "cenários" à desistência ou abandono da profissão. Com base no testemunho dos professores da escola, e de outros intervenientes da comunidade escolar, surgiu a necessidade da elaboração de um Manual de Acolhimento e Integração para estes docentes, assim como um processo formal de Acolhimento e Integração. Este manual e esta organização formal de Acolhimento e Integração servirão, na minha perspetiva, como pilares facilitadores do processo de socialização dos novos professores, assim como; um redutor das suas dificuldades profissionais e pessoais, resumindo, um dinamizador no Projeto Educativo da Escola.