ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Educação e Formação de Adultos by Author "Herpich, Róger"
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- As tecnologias digitais no ensino aprendizagem de adultos. um estudo de caso no ProEJAPublication . Herpich, Róger; Queirós, João Pedro Luís deEste trabalho aborda a temática das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos. A problemática de como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) estão sendo integradas pelos professores no ensino‐aprendizagem de jovens e adultos levou a um estudo empírico, que como objetivos metodológicos quantificar dados, qualificando‐os por meio da análise das informações coletadas, com o fim de se obter respostas conclusivas para reconhecer qual é o uso de tecnologias no ambiente educacional, quais são os dispositivos tecnológicos usados como apoio educacional, a quantidade de docentes e discentes que fazem uso, o impacto da presença da tecnologia no ambiente educacional e seus principais efeitos. O método selecionado para investigação foi o estudo de caso e a recolha de dados se deu predominantemente através de inquérito por questionário e posterior análise. O estudo teve como objetivo geral investigar a utilização de TIC no ensinoaprendizagem de jovens e adultos, identificando dificuldades na sua utilização e benefícios percebidos por parte dos professores. Os resultados coletados no questionário aplicado a docentes e estudantes demonstram que, tanto os professores, como os estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos (ProEJA) consideram que o uso de TIC é importante para a experiência pessoal, para o desenvolvimento dos processos educativos e na vida profissional. Também entre os recursos tecnológicos mais usados pelos professores encontram‐se o notebook; no entanto os estudantes afirmaram usar principalmente o smartphone. Com relação às dificuldades para a implementação das TIC na educação, tanto professores como alunos apontam a falta de formação dos professores. Assim, para que haja a utilização das TIC nas instituições educativas, devem existir professores que estejam formados e preparados para seu usoFinalmente, os estudantes afirmaram que se sentem mais interessado pelos conteúdos quando usam TIC, que estas melhoram o desempenho escolar, melhoram a autoestima, aumentam a concentração, ajudam na frequência escolar, ajudam na criatividade, melhoram as competências da vida profissional e facilitam a comunicação com o professor. Isto corrobora os resultados analisados para os docentes. Espera‐se que esse trabalho contribua para conscientizar as instituições educativas e os professores para a importância das TIC na educação, especialmente nos cursos do ProEJA.