ESE - DPRM - Ensino de Música
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Música by Author "Correia, Beatriz Paiva Xavier"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O aluno como construtor das aprendizagens em formação musicalPublication . Correia, Beatriz Paiva Xavier; Costa, Jorge Alexandre; Barros, Rosa MariaAs teorias da aprendizagem e os paradigmas pedagógicos são temas de debate frequente entre os vários ramos da educação e o ensino artístico não é exceção. No caso específico do ensino especializado da música a autonomia pedagógica conferida às escolas e a ausência de programas nacionais para as várias disciplinas dificulta a caracterização das práticas. A falta de informação nessa área fez surgir diversas questões relativas aos papéis que o professor e o aluno podem desempenhar no processo de ensino-aprendizagem e, num mundo em que os sistemas educativos caminham na direção de uma aprendizagem mais construtivista, que espaço terá esta no âmbito da Formação Musical. O caminho percorrido na procura de respostas resultou no presente trabalho que articula a análise da legislação e bibliografia sobre o tema, a experiência educativa em contexto de estágio e o projeto de investigação realizado. Estas três valências, embora apresentadas em capítulos diferentes, relacionam-se mutuamente ao longo de todo o relatório. - A legislação e a bibliografia permitiram conhecer o passado da educação em Portugal, caracterizando os sistemas educativos e as práticas, quer do ensino regular quer do ensino especializado da música, desde o nascimento do primeiro conservatório de música em 1835. - A experiência educativa em contexto de estágio despoletou várias reflexões acerca das práticas da disciplina na atualidade através da observação de aulas bem como da planificação das mesmas, onde se tentou integrar, sempre que possível, estratégias construtivistas da aprendizagem, testando a sua pertinência. - A investigação trouxe algumas das respostas que faltavam, com o testemunho dos diversos professores cooperantes do MEM do ano letivo 2018/2019, que através do questionário aplicado refletiram acerca das suas práticas e ideologias no âmbito da disciplina. A articulação de todos estes fatores provocou, por fim, uma reflexão relativamente ao passado, presente e futuro daquela que é a Formação Musical em Portugal