ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by Author "Araújo, Pedro Miguel da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Burocracia docente e educação inclusiva: questões de eficiência eficácia e efetividadePublication . Araújo, Pedro Miguel da Silva; Delgado, PauloO presente estudo, que se insere num projeto alargado de investigação sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), debruça-se com particular atenção sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, (DL 54/2018) na eficiência, eficácia e efetividade da implementação da educação inclusiva no nosso país. No estrito plano da estratégia de investigação apresentam-se as perceções dos docentes portugueses sobre o impacto das referidas questões, recolhidas através de um inquérito por questionário de âmbito nacional e através de alguns inquéritos por entrevista, com o propósito de responder em concreto à pergunta de partida, que, como é natural, tem um caráter tutelar em relação a todo este trabalho. No plano mais operacional, de apresentação de propostas para uma implementação eficiente, eficaz e efetiva do DL 54/2018, desenha-se um referencial de aferição dessa implementação, estabelecendo-se uma moldura que pode ser útil para a autoavaliação do processo de implementação contextualizada da educação inclusiva em cada escola e que se constitui simultaneamente como o principal resultado deste trabalho. Os capítulos iniciais são dedicados à necessária abordagem teórica das principais temáticas que enformam este estudo, bem como à descrição e à justificação da estratégia de investigação adotada.