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Browsing ESS - TF - Artigos by Author "Araújo, André"
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- Características espectrais típicas do canto folclórico do Alto MinhoPublication . Araújo, AndréNa região do Alto Minho, no norte de Portugal, o canto folclórico é maioritariamente praticado em grupos, por cantoras amadoras, as cantadeiras, sendo a sua aprendizagem realizada por tradição oral. A sua voz é reconhecida pelas suas características agudas, fortes e “estridentes”, determinantes para a identidade regional do grupo. O presente estudo pretendeu: (i) descrever propriedades acústicas deste estilo de canto; e (ii) identificar quais destes parâmetros poderão ser indicadores do grau de representatividade da voz destas cantadeiras. 10 cantadeiras solistas do distrito de Viana do Castelo foram gravadas interpretando uma canção de repertório do Alto Minho. Posteriormente, o grau de tipicidade das suas características vocais foi avaliado através de um teste de perceção auditiva, por 72 elementos de vários grupos folclóricos. Após a análise de diversas medidas acústicas e fisiológicas, foi determinada a relação estatística das mesmas com o grau de tipicidade das cantadeiras. Concluiu-se que as cantadeiras com “vozes mais típicas” da região possuem: (i) elevados níveis de intensidade; (ii) elevada pressão subglótica; (iii) quociente de contacto das pregas vocais mais elevado; e (iv) predominância de parciais harmónicos elevados no espectro médio de longo termo.
- love.dist@nce: a proposed model for inclusive higher education through e-learning, in Israel and GeorgiaPublication . Araújo, André; Cunha, Maria João; Heart, Tsipi; Khositashvili, GigaHigher Education (HE) has seen an astounding growth across the world in recent decades, and about a third of the population globally now go online to some form of post-secondary study. While there are increasing participation rates in all regions, there are still some significant disparities, with a gross enrolment ratio of 68% in Europe, 23% in Southern Asia and 9% in Sub-Saharan Africa (data from UNESCO Institute of Statistics). Furthermore, within specific countries, there are marked inequalities of opportunity.
- Percepção dos atores sobre o papel da terapia da fala nos contextos de cinema, dublagens, teatro e televisão em PortugalPublication . Mondim, Inês; Araújo, André; Oliveira, AlexandraIntrodução: Em alguns países tem-se verificado um aumento da parceria entre o terapeuta da fala e o ator, existindo uma expansão crescente da intervenção do terapeuta nos vários contextos profissionais do ator. Em Portugal, esta realidade é ainda pouco conhecida. Objetivo: Descrever e relacionar a percepção que os atores das diferentes áreas performativas: cinema, dublagem, teatro e televisão, têm em relação ao papel do terapeuta da fala. Material e Método: Realizou-se um estudo observacional descritivo-transversal. Recorreu-se a um questionário online para recolha de dados, numa amostra de 72 atores, proveniente de todo o país. Resultados: Nos contextos de dublagem e teatro o terapeuta da fala é considerado como extremamente importante, enquanto em cinema e televisão a classificação obtida é de importante. Apesar de os inquiridos atribuírem um grau elevado de importância à integração do terapeuta da fala nas suas equipes de trabalho, as suas áreas de intervenção ainda não são completamente conhecidas. Na opinião dos inquiridos, o terapeuta da fala pode integrar a equipe dos quatro contextos, nos seguintes aspectos: terapia vocal, orientação de aquecimento vocal e assistência contínua aos atores. Conclusão: Os atores estão receptivos ao trabalho do terapeuta da fala, embora demonstrem uma visão parcial das suas funções. A preparação dos terapeutas da fala para esta área é questionada, pelo que é necessário, desenvolver mais conhecimento sobre as suas reais competências, bem como formas de aprimoramento profissional de modo a melhor responder às necessidades dos atores, nos vários contextos.
- Práticas vocais de cantadeiras do Alto Minho: o que mudou?Publication . Araújo, AndréO folclore em Portugal representa uma atividade relevante no que toca às artes performativas de carácter tradicional. É reconhecido o esforço dos grupos folclóricos para manter a genuinidade das suas performances. No entanto, são evidentes as mudanças sociais e culturais ocorridas durante a evolução de folclore, resultando num progressivo distanciamento entre os agentes que representam o estilo e as tradições musicais e culturais que pretendem representar. Em todos os elementos performativos é possível encontrar marcas do tempo que (des)caracterizam o estilo folclórico. Quanto ao canto é também possível levantar questões. Canta-se hoje da mesma forma que se cantava no passado? Quais as características vocais representativas desta região? O que mudou? O presente estudo pretende descrever perceções sobre as práticas vocais das cantadeiras de folclore da região do Alto Minho. Através de entrevistas a elementos de grupos folclóricos de Viana do Castelo, verificou-se que as características típicas do cantar minhoto incluem: tessitura vocal aguda; registo de peito associado a “voz cheia”, com nível não-excessivo de esforço; timbre típico de “voz fina”; boa inteligibilidade; e sotaque da região. Os testemunhos apontam ainda para modificações acentuadas nas formas de aprendizagem e comportamentos sociais associados a esta prática vocal ao longo das últimas décadas.
- Speech Production in Two Occlusal ClassesPublication . Jesus, Luis; Araújo, André; Costa, Isabel M.Background: The influence of the occlusal class in speech production has been studied using the X-ray Microbeam Speech Production Database (XRMB-SPD). Objectives/aims: This study aimed to relate the occlusal classes I and II with speech production adaptations. Methods: The Modified A-Space method was used to select 4 speakers (1 male and 1 female class I, 1 male and 1 female class II). Articulatory and acoustic features of the vowels were studied using different tasks and methods. The articulatory and acoustic features of consonants in male and female speakers of class I and class II from the XRMB-SPD were also described in detail. Measures extracted from multitaper spectra and articulatory data were used, to observe individual differences related with gender and dental occlusion. Results: Results showed some structural differences related to occlusal class and variance in class II subjects' structures and articulatory adaptations. However, subjects showed a high adaptation capacity, being able to adjust their articulations to produce all vowels. Conclusions: Speech production variability is related with orofacial structures' variance. Different structures produce various functional adaptations and distinct speech signals.