ISCAP - Ciências Sociais - Livro, parte de livro, ou capítulo de livro
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Browsing ISCAP - Ciências Sociais - Livro, parte de livro, ou capítulo de livro by Author "Diana Aguiar Vieira, PhD"
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- Avaliação da autoeficácia no domínio da carreiraPublication . Polydoro, S. A. J.; Diana Aguiar Vieira, PhD; Azzi, Roberta Gurgel; Dantas, M. A.Este livro é mais um dos frutos do trabalho conjunto de membros do Grupo de Trabalho Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), no biênio 2010-2012. Com o objetivo de apresentar aos interessados pela avaliação psicológica o conhecimento acumulado e o estado da arte dos últimos anos, nos contextos educativo e psicossocial, a obra provê o leitor com textos sobre temas clássicos e sempre relevantes, bem como com capítulos sobre tópicos novos e provocadores.
- Competências transversais: perceção de estudantes do 1º ano do ensino superiorPublication . Rocha, Joana; Gonçalves, Carlos; Diana Aguiar Vieira, PhDA literatura teórica e empírica tem evidenciado a pertinência do desenvolvimento de competências transversais no Ensino Superior. O presente trabalho faz parte de um projecto de investigação mais abrangente que está a decorrer, no âmbito do Programa Doutoral em Psicologia, no Centro de Desenvolvimento Vocacional e Aprendizagem ao Longo da Vida da FPCEUP, que visa, entre outros aspetos, analisar o desenvolvimento de competências transversais durante a frequência do Ensino Superior. Concretamente, este estudo apresenta os resultados preliminares, obtidos na 1ª recolha de dados, acerca das representações que os estudantes possuem sobre as suas competências ao nível da resolução de problemas; do relacionamento interpessoal; da planificação e organização; do trabalho em equipa; criatividade, inovação e mudança. A amostra é constituída por 472 estudantes inscritos pela primeira vez em várias licenciaturas do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e os dados foram recolhidos em plataforma online, com a colaboração do IPP, no início do ano letivo 2011/2012. Os resultados evidenciam que, na generalidade, estes estudantes tendem a apresentar representações positivas das suas competências transversais, embora tenham sido encontradas algumas diferenças com base noutras variáveis definidoras do perfil de entrada destes estudantes. Finalmente apresentam-se algumas reflexões centradas nas implicações destes resultados preliminares ao nível da investigação e da intervenção psicológica.
- Crenças de eficáciaPublication . Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Azzi, Roberta Gurgel; Vieira, Diana AguiarCrenças de eficácia
- Crenças de eficácia pessoal e coletivaPublication . Azzi, Roberta Gurgel; Diana Aguiar Vieira, PhD; Iaochite, R. T.; Ferreira, L. C. M.; Guerreiro-Casanova, D. C.Crenças de eficácia pessoal e coletiva
- Desenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º anoPublication . Rocha, J.; Gonçalves, C.; Diana Aguiar Vieira, PhDDesenvolvimento vocacional no ensino superior: o foco em estudantes do 1º ano
- Diminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolarPublication . Diana Aguiar Vieira, PhDDiminuição da agressividade na pré-adolescência: follow-up após 1 ano de uma intervenção em contexto escolar
- Transição do Ensino Superior para o trabalho: o poder da autoeficácia e dos objetivos profissionaisPublication . Diana Aguiar Vieira, PhDNum mundo turbulento no qual todos os dias somos invadidos por mensagens de crise e de dificuldade, nunca como agora o acreditar em nós próprios se tornou tão importante. De facto, quando a envolvente externa nos rodeia de tanta negatividade, não podemos “baixar os braços” e deixar-nos levar nessa onda de pessimismo que tende a “abafar” o que de melhor há em cada um de nós: o poder pessoal proveniente do acreditar em si e nas suas próprias capacidades. Na área da psicologia, a força desse acreditar que viabiliza a concretização de ações positivas nas nossas vidas denomina-se de “autoeficácia” (Bandura, 1977, 1997). Se por um lado o contexto do mercado de trabalho tende a apresentar-se como ameaçador para quem termina uma licenciatura, a nossa convicção na força do poder pessoal impulsionou-nos a investigar se o acreditar na capacidade para enfrentar os desafios colocados no processo de transição do ensino superior para o mercado de trabalho poderia ser um fator psicológico capaz de fazer a diferença. Porém, para além da autoeficácia, outro fator psicológico que tende a ajudar os indivíduos a manterem o foco naquilo que mais lhes importa são os objetivos pessoais – ou, neste caso, profissionais – que assumem um papel preponderante na medida em que promovem a autorregulação comportamental, evitando a dispersão dos esforços comportamentais do indivíduo. Várias razões poderão motivar a leitura deste livro e com o intuito de facilitar uma abordagem focalizada a esta obra, gostaríamos de explicitar desde já que o primeiro capítulo deste livro poderá assumir especial interesse para o leitor que pretenda: a) compreender as transições de vida do ponto de vista psicológico; b) caracterizar o ensino superior e o mercado laboral português e suas respetivas implicações na inserção profissional de diplomados do ensino superior; c) consultar uma revisão teórica e empírica sobre a transição para o trabalho; e/ou...
