ISCAP- CEOS - Posters apresentados em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP- CEOS - Posters apresentados em eventos científicos by Author "Lopes, Ana Paula"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem da matemática através de e-conteúdos: um estudo de casoPublication . Ferreira, Fernanda; Soares, Filomena Baptista; Lopes, Ana Paula; Nunes, PaulaApesar de todos os cursos de licenciatura da Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do Politécnico do Porto (P.PORTO) possuírem o termo Gestão nas suas designações, as áreas do Ensino Secundário admitidas para a entrada nestes cursos são as mais variadas, indo de Ciências e Tecnologias às Artes e Humanidades. Verifica-se, assim, que as competências dos estudantes são muito heterogéneas e essa heterogeneidade apresenta um impacto significativo, complexo e contraproducente, quando se trabalham temas específicos relacionados com a Matemática e com o raciocínio lógico-dedutivo que esta ciência envolve e desenvolve. Neste trabalho, descreve-se sucintamente o processo de entrada no Sistema de Ensino Superior Português, em particular na ESHT do P.PORTO, bem como os objetivos gerais e específicos e competências esperadas da unidade curricular de Métodos Quantitativos (MQ). Apresentam-se, seguidamente, os diferentes recursos desenvolvidos especificamente para a unidade curricular de MQ, do 1º semestre do 1º ano curricular (um curso de Matemática Elementar para Gestão), disponibilizados através da plataforma Moodle institucional, e a forma de interação pretendida e planeada. Seguidamente, analisa-se o impacto da utilização dos vários recursos e e-conteúdos, e a existência (ou não) de diferentes resultados (impacto da metodologia desenvolvida) em função das áreas de estudo dos estudantes, tendo como base a avaliação e os resultados de aprendizagem. Para concluir, apresentam-se os resultados da avaliação como ferramenta de apoio à aprendizagem, realizada pelos estudantes, cruzando-se estes resultados com o sucesso dos estudantes nesta unidade curricular. Esta análise sugere que a metodologia utilizada neste estudo poderia contribuir para melhorar o desempenho de aprendizagem dos estudantes.
- Ensino invertido: uma experiência e análise de resultadosPublication . Lopes, Ana Paula; Soares, Filomena BaptistaO modelo de ensino invertido (flipped classroom) tem atraído a atenção da comunidade educacional global, em particular de muitos docentes e investigadores em várias instituições de ensino superior (IES). Este novo esquema organizacional para o paradigma do ensino-aprendizagem, representa a inversão pedagógica do processo académico tradicional. O primeiro contacto dos estudantes com os temas em estudo, é realizado fora do limite das “quatro paredes” da sala de aula, e o papel do professor é transformado numa espécie de guia/orientador/facilitador, conduzindo o estudante através do seu percurso de aprendizagem, evitando “caminhar” em paralelo, ou mesmo à frente (abrindo o caminho e levando o estudante atrás). Neste contexto, o professor deve indicar o caminho a percorrer, motivar o estudante para a construção do seu próprio conhecimento, deixando-o abrir o caminho, acompanhando e apoiando, monitorando constante e atentamente os resultados da aprendizagem. O tempo de aula é utilizado com discussões abertas, a resolver tarefas e problemas de aplicação, esclarecer as bases de teóricas (pré-analisadas e preparadas), num ambiente colaborativo, de modo a envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo, apresentam-se os resultados obtidos durante a implementação deste modelo de ensino invertido numa unidade curricular (UC) de Matemática Financeira, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP), analisando as expectativas e feedback dos participantes e de todos os estudantes inscritos nesta UC, comparando os resultados de dois grupos – grupo metodologia ensino invertido e grupo metodologia tradicional, este último funcionou como grupo de controle.
- Learning Analytics no aperfeiçoamento contínuo do EnsinoPublication . Lopes, Ana Paula; Soares, Filomena BaptistaNa última década tem-se verificado que com a utilização da inovação tecnológica, o Ensino Superior tem vindo a modificar a forma como transmite e partilha o conhecimento. O aumento do uso de ambientes online, que permite aos estudantes aceder ao conhecimento a qualquer hora e em qualquer lugar, e o uso de outras tecnologias para apoio ao processo de ensino/aprendizagem, geram um grande volume de dados. A partir da análise destes dados, pode ser extraída uma grande quantidade de informação fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. De acordo com a 1st International Conference on Learning Analytics and Knowledge (2011), “Learning Analytics é a medição, recolha, análise e comunicação de dados sobre os estudantes e seus contextos, com o objetivo de compreender e otimizar a aprendizagem e os ambientes em que ocorre”. Considerando a importância do envolvimento dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem e os benefícios da utilização de um procedimento contínuo ou seccionado de avaliação de competências e aprendizagens no Ensino Superior, bem como a disseminação e impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) sobre os processos educacionais, é importante integrar a tecnologia em práticas de avaliação. Uma vez que a dinâmica e entrosamento dos estudantes nas atividades de ensino estão intimamente ligados com a qualidade das experiências que estes vivenciam em todo este processo, aperfeiçoar estas experiências é uma forma de trabalhar no sentido da melhoria da qualidade numa Instituição de Ensino Superior. Neste sentido, o Learning Analytics é uma ferramenta a ser utilizada para esta melhoria do valor das experiências de aprendizagem e respetiva qualidade. Para os docentes, a possibilidade de analisar a informação disponível, em tempo real, sobre o desempenho dos seus estudantes permite, por exemplo, perceber quais as atividades em que estes apresentam maiores dificuldades é uma ajuda fundamental na planificação das atividades de ensino. A implementação de intervenções em momentos estratégicos permite o combater o abandono prematuro com base na monitorização da utilização dos recursos educativos disponibilizados. Por outro lado, para os estudantes, receber informação contínua sobre o seu desempenho e progresso de aprendizagem, podendo mesmo compará-lo com o dos seus pares, mostra-se bastante motivador e um incentivo real para a prossecução dos objetivos do seu percurso académico. Este artigo tem como objetivo identificar de que modo a análise da informação disponível na plataforma LMS, concretamente no ambiente virtual do Projeto MatActiva pode influenciar o desempenho dos estudantes, quer virtualmente quer presencialmente, a partir de um estudo de caso na Unidade Curricular de Cálculo Financeiro do Curso de Contabilidade do Instituto Superior de Contabilidade do Porto e colocar algumas questões para a promoção melhoria contínua dos processos de ensino/aprendizagem no Ensino Superior.