ESMAD - DAI - Livros, partes de livro ou capítulos de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAD - DAI - Livros, partes de livro ou capítulos de livro by Author "Barrera, Sylvia Domingos"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- "Ler" antes de Ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita?Publication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Barrera, Sylvia DomingosNeste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa DECOLE. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. Nos roteiros de exploração, apresentados em formato de quadro, as atividades seguem uma lógica sequencial. Contudo, essa ordem não é rígida, podendo ser modificada em função dos projetos em desenvolvimento. Sugere-se que o educador interprete os roteiros como a operacionalização de um conjunto de princípios orientadores, podendo, sempre que considerar adequado, alterar a ordem das atividades, incluir outras que não estão contempladas ou deixar de realizar algumas que não considerar adequadas para o seu grupo. Para apoiar esses roteiros de exploração, foram construídos materiais específicos, disponíveis nos Apêndices que se encontram no final do livro. É autorizada a reprodução de todos os materiais disponibilizados, entre os quais um banco de imagens criadas especificamente para este programa, mas que podem ser utilizadas para outras atividades. Antes de iniciar a leitura e exploração de uma história, é importante que o educador se familiarize com ela, analise o roteiro orientador, avalie a adequação da sequência das atividades a serem realizadas e reúna os objetos evocativos sugeridos. Pretende-se que as atividades propostas para exploração de cada uma das obras sejam integradas na rotina pedagógica de cada grupo. No trabalho realizado durante a versão experimental do programa, as atividades propostas para cada obra foram desenvolvidas ao longo de várias sequências, que corresponderam, em alguns casos, a várias semanas. Nas propostas de exploração de cada uma das obras não é feita referência sistemática às atividades consideradas transversais – o Baú do Tesouro e a Árvore das Palavras – que se pretende sejam generalizadas à exploração de outras obras ou introduzidas em outros momentos da rotina que não necessariamente a leitura.
- "Ler", ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípiosPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Brandão, Sara; Barrera, Sylvia DomingosNeste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa DECOLE. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam.