ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico by Author "Araújo, Jorge"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O que pode a educação artística aprender com os videojogos sobre a prática educativaPublication . Araújo, Jorge; Silva, António Fernando Monteiro Pereira daA proliferação dos meios de entretenimento digitais é inegável. Num curto espaço de tempo – cerca de quinze anos – os videojogos passaram de uma atividade praticada apenas pelos verdadeiros apreciadores, muitas vezes designados de nerds ou geeks, a uma atividade cultivada por todas as faixas etárias e por todo o tipo de pessoas. Mas quais as características dos videojogos que implicam tantos jogadores(as) mundialmente? Será possível tomar partido dessas características em contexto de ensino formal de forma a motivar e implicar os alunos? E se sim, como fazer isto? Estas foram as perguntas que orientaram a minha investigação ao longo do Mestrado em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Durante os períodos de estágio curricular, particularmente no decorrer do estágio no 2º ciclo, procurei pôr em prática metodologias que visaram utilizar conceitos e estratégias dos videojogos de forma a motivar e implicar os alunos.