ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Author "Carneiro, Raquel Cecília da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ensinar Aprender HumanizarPublication . Carneiro, Raquel Cecília da Silva; Macedo, Ana Cristina Vasconcelos Pereira deNum tempo marcado pela aceleração digital e pela lógica tecnocrática que atravessa a escola, torna-se imperativo devolver centralidade à dimensão humana da educação, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e o sentido ético do ensinar. O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo, da Escola Superior de Educação do Porto, espelha um percurso de formação sustentado na reflexão e na experimentação pedagógica em contextos educativos distintos, mas complementares. Organizado em cinco grandes eixos — enquadramento profissional, intervenção nos contextos escolares, descrição das práticas, fundamentos metodológicos e análise de resultados — o relatório documenta experiências de ensino que cruzam literatura, ciência, história e cidadania. Entre os projetos desenvolvidos, destacam-se práticas de leitura simbólica e dramatização em torno da memória democrática, atividades interdisciplinares sobre os direitos humanos, a experimentação científica com base em textos literários e a dinamização de um clube de leitura como espaço de formação leitora e humana. Os resultados obtidos evidenciam que a leitura literária, quando mediada criticamente, permite interpelar o mundo e formar sujeitos mais conscientes e criativos. Este percurso formativo reafirma, assim, a importância de uma escola onde a imaginação, o conhecimento e a ética caminhem lado a lado, ao serviço de uma educação verdadeiramente transformadora.
