ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - Dissertações/Projectos/Relatórios de Mestrado by Author "Abreu, Ana Cecília Lima"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A escrever certo por linhas tortas…Publication . Abreu, Ana Cecília Lima; Silva, Sara Aboim daO relatório de estágio que se segue realizou-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Surge como um reflexo de todo o percurso desenvolvido pela mestranda ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, caraterizado por momentos de observação, planificação e posterior implementação, reflexão, avaliação formativa, investigação e, em alguns momentos, cooperação. O presente relatório é, assim, um elemento necessário à obtenção do grau de mestre e, portanto, à habilitação para a docência. Ao longo da elaboração deste relatório de estágio, foram sendo mobilizados pressupostos teóricos e legais, que sustentam a ação pedagógica da professora estagiária, de extrema relevância para a sua formação docente e consequente construção do perfil docente. Neste sentido, primeiramente, são clarificados os objetivos do relatório, seguindo-se uma reflexão acerca da dimensão académica e profissional de um docente. De seguida, caraterizam-se os contextos da Prática de Ensino Supervisionada, do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, de forma pormenorizada, sucedendo-se a reflexão crítica das intervenções nos contextos educativos. Apresenta-se, ainda, a componente investigativa do relatório de estágio, realizada no contexto do estágio do 2º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo ao modelo de artigo científico. A mestranda procurou implementar Metodologias Ativas de Aprendizagem nas suas intervenções na disciplina de Ciências Naturais, objetivando identificar as potencialidades e desafios, inerentes a esta metodologia, no processo de ensino e aprendizagem das crianças do 5º ano de escolaridade. Em suma, a Prática de Ensino Supervisionada foi um marco importante na trajetória académica, profissional e pessoal da mestranda, através da qual desenvolveu competências que moldaram o seu perfil docente em construção, aprimorou o gosto por esta tão nobre profissão, que é ser Professora, e a vontade em querer fazer a diferença na vida das crianças que pela sua vida passarão.