ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2009 (Nº 4)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DEE - Neutro à Terra - Revista Técnico-Científica - 2009 (Nº 4) by Author "Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Veículos eléctricos. Características e tipos de motoresPublication . Melo, Pedro Miguel Azevedo de SousaOs impactos ambientais e económicos dos combustíveis fósseis têm uma forte proveniência do sector dos transportes. Este facto tem motivado, nas últimas décadas um aumento do desenvolvimento dos veículos eléctricos, principalmente, das soluções híbridas. Tais desenvolvimentos resultam da integração de diversos domínios da engenharia, sendo de destacar os novos materiais e concepções de motores eléctricos, a electrónica de potência, os sistemas de controlo e os sistemas de armazenamento de energia. Neste artigo procura‐se apresentar as principais características dos sistemas de propulsão eléctrica actuais. Começa‐se fazer uma comparação entre os veículos eléctricos e os convencionais, baseados nos motores térmicos de combustão interna. Pela sua importância, é feita uma referência sucinta aos sistemas de armazenamento de energia. São comparadas as características da propulsão eléctrica e térmica, sob a perspectiva das exigências dos sistemas de tracção. São referidos os principais tipos de sistemas de propulsão eléctrica (motor, conversor e controlador), vantagens e desvantagens relativas. Por último, uma abordagem acerca das tendências futuras dos veículos eléctricos.