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Abstract(s)
Os impactos ambientais e económicos dos combustíveis
fósseis têm uma forte proveniência do sector dos
transportes. Este facto tem motivado, nas últimas décadas
um aumento do desenvolvimento dos veículos eléctricos,
principalmente, das soluções híbridas. Tais desenvolvimentos
resultam da integração de diversos domínios da engenharia,
sendo de destacar os novos materiais e concepções de
motores eléctricos, a electrónica de potência, os sistemas de
controlo e os sistemas de armazenamento de energia.
Neste artigo procura‐se apresentar as principais
características dos sistemas de propulsão eléctrica actuais.
Começa‐se fazer uma comparação entre os veículos
eléctricos e os convencionais, baseados nos motores térmicos
de combustão interna. Pela sua importância, é feita uma
referência sucinta aos sistemas de armazenamento de
energia.
São comparadas as características da propulsão eléctrica e
térmica, sob a perspectiva das exigências dos sistemas de
tracção. São referidos os principais tipos de sistemas de
propulsão eléctrica (motor, conversor e controlador),
vantagens e desvantagens relativas.
Por último, uma abordagem acerca das tendências futuras
dos veículos eléctricos.
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Pedagogical Context
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Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Área de Máquinas e Instalações Eléctricas. Departamento de Engenharia Electrotécnica