ESHT - DM - Direção Hoteleira
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Browsing ESHT - DM - Direção Hoteleira by Author "Barradas, Isabel Maria Andrade"
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- A influência dos eventos no marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e PortoPublication . Barradas, Isabel Maria Andrade; Liberato, Dália; Costa, ElgaO turismo de eventos tem assistido a um crescimento significativo, nas últimas décadas, desempenhando assim um papel fundamental no desenvolvimento dos destinos turísticos. Com efeito, vários são os estudos que se têm debruçado sobre a compreensão deste fenómeno, estudando a relação entre as diferentes tipologias de eventos e a sua influência nos destinos que os acolhem. Contudo, poucas são as publicações que analisam a relação entre os eventos que ocorrem nas cidades e a hotelaria. Os artigos existentes que estabelecem esta relação, cingem-se ao pricing, pelo que se torna pertinente analisar esta relação de uma forma mais abrangente, nomeadamente as estratégias adotadas pelos hotéis perante a ocorrência de eventos nas cidades. O presente estudo pretende compreender a influência que os eventos, realizados nas cidades de Lisboa e do Porto, assumem na hotelaria, concretamente na perspetiva do marketing hoteleiro. Para o efeito foi adotada uma metodologia de investigação qualitativa, exploratória, descritiva e transversal, realizada através de entrevistas semiestruturadas a sete representantes de unidades hoteleiras e quatro representantes de entidades ligadas à organização de eventos das cidades mencionadas. Assim, o objetivo geral da investigação é compreender de que forma é que os eventos influenciam o marketing hoteleiro das cidades de Lisboa e do Porto. Os resultados obtidos mostram que os eventos de negócios e os eventos desportivos são os que assumem uma maior relevância para a indústria hoteleira destas cidades. No que se refere às estratégias adotadas perante a ocorrência de eventos na cidade, os hoteleiros dão bastante importância à estratégia de preço e têm adotado, cada vez mais, uma estratégia de marketing digital, que facilita a segmentação e alcance de públicos específicos. Verificou-se também que a relação entre unidades hoteleiras e entidades organizadoras de eventos, apesar de estar numa fase inicial, é bastante valorizada e que perante o cenário atual, derivado da COVID-19, as ações de retoma da indústria deverão incidir em ações de transmissão de segurança ao cliente. Esta investigação apresenta grande relevância para a área de estudo, na medida em que faculta informações sobre a influência que os eventos podem exercer no planeamento e implementação de estratégias de marketing, utilizadas pelas unidades hoteleiras para maximizar a sua receita.