ESEIG - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESEIG - Dissertações de Mestrado by advisor "Castro, Conceição"
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- Alianças estratégicas: análise do sector exportador de produtos portuguêsPublication . Santos, Rosa Maria Carvalho dos; Castro, ConceiçãoAo longo das últimas décadas ocorreram mudanças muito rápidas no mundo, criando uma dinâmica nas relações sócio-económicas, de difícil comparação. A celeridade na difusão das tecnologias, acompanhada pela exigência aprimorada dos consumidores e pela crescente competitividade do mercado, proporciona o aparecimento de novas formas organizacionais. As alianças estratégicas enquadram-se nesta nova fase de organização estratégica, oferecendo às empresas a possibilidade de competir através da cooperação. Este estudo tem como objectivo analisar a temática envolvente ao conceito de aliança estratégica, fazendo-se em primeiro lugar uma abordagem teórica de forma a enquadrar o tema, complementada posteriormente com uma abordagem prática que permite observar a opinião das empresas portuguesas, inseridas no sector exportador de produtos, relativamente à adesão a esta nova herança do desenvolvimento global.A concretização das alianças estratégicas proporciona às empresas a realização de objectivos comuns através da partilha de recursos, custos, riscos e benefícios. É através da cooperação empresarial que as empresas fomentam a sua actividade e prosseguem na consecução de novas oportunidades. As alianças estratégicas são promotoras do desenvolvimento empresarial e do crescimento e expansão das empresas. As constantes mutações do mercado impulsionam a criação de parcerias. Estas parcerias sustentam as empresas, aperfeiçoam as competências e desenvolvem as actividades empresariais. Em particular, no que se refere ao sector exportador de produtos, as conclusões deste estudo são no sentido de que existe uma dinâmica importante ao nível desta forma de cooperação empresarial e que as empresas a entendem como uma forma de melhorarem o seu desempenho competitivo. Entre as empresas deste sector que já realizaram alianças estratégicas, que predominam no domínio comercial, conclui-se que a aliança conduziu, na maior parte dos casos, à criação de valor e aumentou o volume de vendas, o lucro e o retorno de investimento. A concretização da aliança estratégica coadjuvou no alcance dos objectivos delineados o que legitima o interesse pela realização de novas parcerias.
- Cultura organizacional e desempenho: o impacto da cultura organizacional no desempenho financeiroPublication . Araújo, Flávia Raquel da Costa; Castro, Conceição; Ferreira, Fernanda A.Esta dissertação visa o estudo da influência da cultura organizacional no desempenho financeiro das organizações. Nesse contexto, procuramos analisar qual a cultura predominante das organizações, de forma a estabelecer posteriormente uma relação entre a cultura e o desempenho das empresas. Para isso a metodologia seguida foi a realização de um inquérito por questionário a empresas da região Douro de Portugal no sentido de obter, através de uma adaptação ao instrumento desenvolvido por Cameron e Quinn (2006), a cultura predominante da empresa, os indicadores financeiros necessários ao nosso estudo assim como, uma caracterização da amostra recolhida. Para análise e tratamento dos dados recolhidos através do inquérito por questionário foi utilizada a ferramenta estatística SPSS que nos permitiu retirar ilações sobre as características da amostra, assim como sobre a relação existente entre cultura organizacional e desempenho financeiro, esta relação foi avaliada através de testes de correlação e regressão linear múltipla. Os resultados sugerem que as variáveis culturais, cultura adocrática, mercado e hierárquica e o número de colaboradores explicam em cerca de 20% o resultado líquido ajustado. Também se verificou um efeito positivo da cultura adocrática e de mercado, embora o efeito da cultura de mercado seja mais forte que o da adocrática, e o efeito negativo da cultura hierárquica, ainda que estes resultados não sejam estatisticamente significativos. Não existem evidências que os tipos de cultura analisados (adocrática, de mercado e hierárquica) estão significativamente associados ao desempenho financeiro, avaliado pelos resultados líquidos ajustados, das empresas analisadas, quer pelos testes de correlação quer pelos resultados da estimação do modelo de regressão linear múltipla.
- Online travel agencies: fatores de influência na decisão de compra do turista no mercado do Porto e Norte de PortugalPublication . Pinto, Ivete Octávia Monteiro; Ribeiro, Joaquim; Castro, ConceiçãoO e-commerce revolucionou a forma como os turistas planeiam as viagens e fazem as reservas de alojamento. Perante estes novos hábitos, as vendas online de produtos turísticos sofreram um aumento considerável nas últimas décadas e, consequentemente, o processo de pré, durante e pós compra de viagens sofreu alterações. Existe, portanto, uma necessidade por parte dos diversos canais de reserva turísticos de acompanhar estas novas tendências e assim ganharem representatividade no setor. A emergência das Online travel agencies tornou-se um fenómeno global e atualmente representam uma grande percentagem nas vendas de alojamento online, assim como de outros produtos turísticos. Com estes canais de vendas, os turistas, além de reservar online, têm a oportunidade de fazer pesquisas na área desejada, assim como comparar os diversos produtos disponíveis. O presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento de compra de alojamento através das OTAs (Booking.com e Expedia.com) na região do Porto e Norte de Portugal e qual o fator que exerce maior influência na decisão de compra, assim como compreender se o grau de importância dada aos fatores se altera de acordo com as características sociodemográficos e económicos ou características das viagens. Os fatores analisados no decorrer deste estudo foram o preço, promoções, online reviews e fotos. Para a realização desta análise foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de turistas que efetuaram as suas reservas de alojamento através das OTAs, e que tenham visitado ou pretendam visitar a zona do Porto e Norte de Portugal. Os dados recolhidos mostram que a maioria dos turistas efetuam as suas reservas através das OTAs, principalmente no Booking.com, uma vez que consideram o portal de fácil navegação e com melhores preços que a concorrência. Os resultados, ao longo deste estudo, sugerem que o fator mais importante na compra de alojamento no Porto e Norte de Portugal através das OTAs é o preço, embora o processo de compra seja complexo, e todos aqueles fatores exercem um peso significativo no processo.
- Plano de negócios para empresa de iluminação de emergênciaPublication . Monteiro, Francisco Augusto Ramos de Vilhena; Castro, Conceição; Silva, Fernando Maria Sarmento Oliveira eO plano de negócios é um documento escrito que pretende transcrever as ideias do empreendedor. É passar para o papel as ideias e linhas orientadoras do empreendedor. Pretende ser o mapa de orientação para a análise do projeto e posteriormente para o sucesso do mesmo. Mas para a elaboração do plano de negócio não basta apenas ter a ideia é preciso estudar o meio envolvente e analisar a viabilidade financeiro do projeto. O sucesso de um projeto requer uma análise pormenorizada do negócio de forma a reduzir os riscos no processo de decisão. Este trabalho tem por objetivo destacar a importância do plano de negócios como ferramenta de apoio à gestão empresarial e a sua elaboração para um projeto de uma empresa tecnológica, a "Createch", do qual se pretende aferir a sua rentabilidade e potencial sucesso. Será apresentado um plano de negócio para a criação de uma nova empresa de base tecnológica orientada para a produção e comercialização de iluminação de emergência. A iluminação de emergência é um segmento de mercado inserido na iluminação geral de reduzida dimensão mas com potencial de crescimento. Este mercado, por ser pequeno, é dominado por um número reduzido de empresas concorrentes e não sofre grandes mutações porque não é aliciante para as grandes multinacionais apostar numa área onde o retorno é pequeno. Elaborada a análise de mercado, tendo em consideração a conjuntura, os concorrentes e os potenciais clientes conclui-se que existe uma oportunidade para a criação de uma nova empresa de base tecnológica, concorrendo diretamente com as demais já instaladas. De igual forma, a avaliação financeira do projeto também nos permite concluir da viabilidade deste projeto, que apresenta um Valor Atual Liquido de 155.573€ no final do quinto ano, uma taxa interna de rentabilidade do projeto de 55,46%, e com um período de recuperação do investimento de quatro anos.