ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
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Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by advisor "Pinto, Alexandra Isabel Sá"
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- Impactos da introdução da perspectiva evolutiva na valorização da biodiversidade em alunos do 1º cicloPublication . Abreu, Sandra Maria Afonso Pereira Martins; Pinto, Alexandra Isabel Sá; Silva, Armando Pereira daEmbora várias instituições e investigadores defendam a inclusão da evolução biológica nos programas curriculares do 1º ciclo é notória a escassez de estudos e atividades desenvolvidas para a exploração desta temática neste ciclo de ensino. A evolução biológica está na origem da biodiversidade e do património biológico local e compreender este processo é fundamental para compreender a enorme importância da preservação deste património para a preservação das espécies a longo prazo e para a segurança alimentar das populações humanas. Assim, com este trabalho, pretendemos estudar se a exploração da evolução biológica permite promover situações de aprendizagem no primeiro ciclo que fomentem nos alunos a necessidade da preservação da biodiversidade intraespecífica e a valorização do património biológico local. A investigação decorreu em contexto escolar, incidindo num estudo de caso. Para dar resposta à questão-problema desenhou-se uma sequência didática que explorava as características do milho gatanho e a importância da diversidade intraespecífica na preservação das espécies, valorizando o património biológico local e salientando o seu papel como motor de desenvolvimento local. Esta sequência didática foi aplicada a uma turma do 3º ano de escolaridade. Os impactos da sequência didática foram medidos através de uma análise de conteúdos das respostas dos alunos a duas situações problemáticas. Estas situações problemáticas, colocadas antes e depois da aplicação da sequência didática, foram desenhadas com o intuito de avaliar o conhecimento e sensibilidade dos alunos para a preservação da diversidade biológica. Os resultados obtidos sugerem que a sequência didática contribuiu para promover nos alunos maior sensibilidade para a importância da biodiversidade intraespecífica e valorização do património biológico local.
- Matematicando nas pegadas de Darwin - uma abordagem integrada de ensino de Matemática e Ciências Naturais no 1º CEB.Publication . Ribeiro, Joana Catarina Cerqueira; Pinto, Alexandra Isabel Sá; Sarmento, Inês; Pinto, AlexandreO princípio de Malthus, que constata que as populações naturais têm um potencial de crescimento muito superior ao potencial de crescimento dos recursos que as suportam, foi fundamental para que Darwin e Wallace, de forma independente, propusessem a seleção natural como processo capaz de promover a evolução biológica. Este facto sugere que a confrontação do potencial reprodutivo de uma espécie com os limites impostos pelos recursos pode facilitar a compreensão do mecanismo de seleção natural. O crescimento potencial das populações naturais atendendo apenas às características reprodutivas das espécies pode ser traduzido por uma sequência matemática, por uma função definida por essas características. Assim esta temática revelase potencialmente interessante para a realização de atividades que desenvolvam simultaneamente competências e conhecimentos em duas áreas distintas: a biologia e a matemática. Planeamos, por isso, o desenvolvimento de uma atividade destinada ao quarto ano de escolaridade que, ao longo de três sessões, explora o crescimento populacional e a capacidade de carga do meio numa perspetiva matemática e biológica. O desenvolvimento de competências nos alunos será medido de forma independente nas duas áreas, através da realização de dois pré-testes e dois pós-testes em duas turmas alvo (onde a atividade será aplicada) e duas turmas controlo (onde a atividade não será aplicada). Os resultados obtidos com este trabalho permitir-nos-ão testar se a exploração do princípio de Malthus fomenta a aquisição de competências e conhecimentos na área da biologia e matemática.