ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Didática das Ciências da Natureza e da Matemática by advisor "Fernandes, Dárida Maria"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para a melhoria do envolvimento dos estudantes nas aprendizagens: um estudo de caso numa turma de 6º ano de escolaridadePublication . Teixeira, Gracinda Maria Martins; Fernandes, Dárida MariaO presente trabalho centrou-se num estudo de caso realizado com uma turma de estudantes do sexto ano, seguindo-se uma metodologia de natureza qualitativa, em que a problemática de investigação se situa na melhoria do envolvimento dos estudantes do 2º ciclo nas aprendizagens, em particular da disciplina de Matemática. O estudo orientou-se pela prossecução de três objetivos principais, a saber: envolver os estudantes na aprendizagem da Matemática; desenvolver a capacidade de mobilizar conhecimentos de matemática em diferentes contextos; promover o reconhecimento da importância do conhecimento matemático, na resolução de problemas reais. Com este trabalho procurou-se dar resposta às questões de investigação percursoras deste estudo: (1) Que metodologias ou estratégias de trabalho promovem um maior envolvimento dos estudantes na aprendizagem da Matemática? (2) Como orientar os estudantes a estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas curriculares? (3) Que situações formativas levam os estudantes a sentir a necessidade do conhecimento matemático, percebendo a sua utilidade na vida em sociedade? Neste contexto, implementaram-se três situações formativas, desenvolvidas em aulas de Matemática, Educação Física, Educação Tecnológica e Educação para a Cidadania, seguindo uma abordagem construtivista. A recolha de dados baseou-se na observação participante da professora investigadora, nas produções dos estudantes e em registos fotográficos. A análise dos resultados mostrou como os estudantes se envolveram positivamente nas aprendizagens, como mobilizaram conteúdos matemáticos e como sentiram a necessidade do conhecimento matemático em situações da vida real em sociedade.