ISCAP - DM- Finanças Empresariais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP - DM- Finanças Empresariais by advisor "Fernandes, Rui Miguel Costa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do modelo de planeamento – para previsão financeira, alinhamento de prioridades e estabelecimento de metas – usado na Amorim Cork Flooring, S.APublication . Pinto, Cátia Sousa; Fernandes, Rui Miguel CostaCurrently the business context is increasingly uncertain due to the globalization of the markets and the industry competitiveness, beinhg the access to the information a central resource for the organizations. The scope of this report is to study the importance of the planning in the companies, having as a case study Amorim Cork Flooring, S.A.. The planning model used by ACF is highlighted by the differences compared with the traditional budget. ACF adopts a subdivided panning model, using several tools to the required outputs. It starts with the analysis of the historical figures, identifying and eliminating the one-offs, thus obtaining a clean set – baseline - to start the financial review. Global goals and targets are defined for the following year, which are later individually allocated. The results drivers are also considered in the priorities deployment. Finally, the performance evaluation is carried out comparing the results with the targets, issuing the required corrective measures.
- A importância dos instrumentos de controlo de gestão na estratégia e no controlo operacional do negócio: estudo de caso das águas e energia do PortoPublication . Tavares, Inês Cacheira; Fernandes, Rui Miguel CostaOs sistemas de controlo de gestão desempenham uma função essencial na procura e manutenção da competitividade das organizações. A resposta eficaz das empresas aos diferentes desafios que enfrentam está associada à escolha e uso correto dos instrumentos de Controlo de Gestão. Os gestores precisam de ferramentas que lhes forneçam informações pertinentes, apresentadas de maneira concisa e em tempo adequado, permitindo a compreensão do progresso das atividades, assim como do impacto das ações implementadas, facilitando, assim, a tomada de decisões mais acertadas e a obtenção de melhores resultados. A execução da estratégia aliada à execução operacional, formam a base para o sucesso organizacional, garantindo que a estratégia seja implementada de maneira eficaz e que as operações diárias contribuam diretamente para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. A recolha de informação de monitorização utilizadas, tanto na empresa, tanto na unidade operacional, foi obtida através de observação direta, entrevistas presenciais e conversas informais com os vários níveis hierárquicos (diretor da unidade, coordenador da área, responsável da área e gestor da unidade operacional).
- The use of pricing tools to leverage the business partners’ profitabilityPublication . Machado, Diogo Martins; Fernandes, Rui Miguel CostaO apuramento da rentabilidade por cliente numa dada organização implica diversos desafios, desde o cálculo do preço líquido até ao desenvolvimento de um sistema de alocação de custos dentro dos processos da empresa. Portanto, o trabalho desenvolvido pretende explorar o potencial de uma metodologia de avaliação de clientes, através da utilização de técnicas de precificação como ferramenta de suporte, onde a análise por segmentos será efetuada, de modo a identificar padrões de rentabilidade de acordo com as características da relação entre a empresa e o cliente, considerando na análise o posicionamento do cliente na cadeia de valor, a dimensão e o potencial do negócio em análise, os tipos de relação negocial estabelecidos, assim como, os efeitos das características de cada segmento na relação negocial. Depois de desenvolvida a metodologia será analisada a rentabilidade por cliente e serão propostas recomendações de melhoria, quantificando sempre os possíveis ganhos com cada contribuição, utilizando técnicas de nívelamento e análises de sensibilidade. Estas propostas podem contribuir para que outras empresas executem as suas políticas de preço, assim como, a alterar o foco de modo a atrair clientes dos segmentos mais rentáveis.